Para fazer o transporte do acervo do Museu Barão de Santo Ângelo, servidores públicos ligados a Secretaria de Cultura e Turismo participaram de uma capacitação. As peças históricas serão levadas ao Centro Regional de Cultura, onde ficarão expostas até que o Solar Almirante Alexandrino de Alencar possa ser reaberto.
Seis pessoas participaram, entre elas, o secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Bitencourt. As duas aulas aconteceram no próprio Centro de Cultura, nessa quarta, 23 e quinta-feira, 24. O ensino foi repassado pelo Instituto Alice Prati (IAP), através da restauradora Alice Prati e sua sócia, a arquiteta Elisane Quintana.
O translado deve acontecer na próxima semana. Nas duas aulas, foram especificadas as diferenças entre preservação, conservação, restauro e recuperação. Também foram repassadas informações sobre leis que protegem acervos históricos. Outros tópicos abordaram como buscar recursos, incentivos e criar projetos para o patrimônio.
Publicidade
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer melhor a diferença entre museu, memorial e exposição. Os cuidados, tratamentos e transporte foram repassados pelas duas profissionais, que ensinaram quais são os fatores de degradação, como controlar dano mínimo e possíveis projetos sobre acessibilidade e laboratórios no museu.
No fim da segunda aula, o Instituto Alice Prati recebeu uma placa de honra ao mérito da vice-prefeita Rosane Rocha pelo serviço prestado.
Publicidade
O MUSEU
As peças serão levadas ao Centro de Cultura para que o Solar Almirante Alexandrino de Alencar, prédio histórico onde o Museu Barão de Santo Ângelo, possa passar por reformas. Devido aos problemas na estrutura do Solar, não é possível deixar as peças no local. Há infiltrações de água que podem degradar o acervo, que já sofre danos com a perda de relíquias consideradas valiosas.
Instituto Alice Prati recebe placa de honra ao mérito no fim das aulas
Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Pardo
Publicidade