Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Peças do Museu Barão de Santo Ângelo serão levadas para o Centro de Cultura

Devido às más condições de conservação do Solar Almirante Alexandrino, as peças do Museu Barão de Santo Ângelo serão transferidas para o Centro Regional de Cultura, onde vão ficar disponíveis para visitação. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira, 21, através da Assessoria de Imprensa de Rio Pardo. Funcionários devem passar por um curso preparatório para realizar a transferência, prevista para a próxima semana.

O Museu Barão de Santo Ângelo guarda um dos acervos mais importantes do Rio Grande do Sul. O número de peças já chegou a dois mil. Mas, com o tempo, o acervo passou a sofrer limitações. Há oito meses, o Solar Almirante Alexandrino de Alencar está fechado para visitações. Infiltrações de água na estrutura, danos e perdas de peças consideradas valiosas são problemas recorrentes no local.

Para realizar o transporte das peças, os funcionários ligados a Secretaria de Turismo e Cultura vão passar por uma capacitação feita pelo Instituto Alice Prati (IAP). Seis pessoas devem participar, entre elas, o secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Bitencourt. As duas aulas, que ocorrem nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, no Centro de Cultura, serão ministradas pela restauradora Alice Prati e pela arquiteta Elisane Quintana.

Publicidade

Nestes dois dias, serão repassadas noções básicas sobre o restauro das peças. Os conteúdos vão abordar o reconhecimento dos tipos de materiais utilizados na maioria das obras, além de ensinar técnicas para preparação e embalo do acervo.

Restauro do Solar

Com o acervo no Centro de Cultura, o Solar Almirante Alexandrino deve passar por reparos. O projeto ainda está na fase de captação de recursos. Em um primeiro momento, as intervenções vão focar nas obras do telhado e na drenagem do terreno. Além disso, as peças que estão no Museu e precisam ser restauradas serão guardadas pela Secretaria de Turismo e Cultura. Mais tarde, o acervo danificado deve receber cuidados.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.