A história do macaco, que há semanas vem sendo assunto em Santa Cruz do Sul, teve mais um capítulo nesta segunda-feira, 7. O animal estava há cerca de um mês com uma lata presa na mão. No entanto, depois de duas tentativas de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estiveram em Santa Cruz na última semana tentando capturar o animal, ele finalmente foi resgatado nesta segunda.
O macaco foi visto por funcionários no Country Club nesta manhã. Eles conseguiram resgatar o animal e acionaram os Bombeiros. Em seguida, o animal foi levado para a Clínica Faveco, onde o veterinário responsável, Flávio Castro de Andrade, fez a remoção da lata. Embora tenha sido cogitado, não foi necessário realizar cirurgia.
As atenções agora se voltam para a recuperação do macaco. “Eu agora vou tentar salvar a mão do animal”, conta Andrade. Segundo o veterinário, a lata estrangulou a mão e cortou a circulação no membro. Assim, será necessário esperar de três dias a uma semana para ver como ele se comporta. “Se a circulação voltar ao normal, não será necessário amputar o membro”, explica. O macaco, que está com uma bandagem para proteger a mão, ficará em observação na Clínica Faveco.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Macaco com lata presa na mão é visto em propriedade
Ibama tentará resgatar macaco com lata presa na mão
Publicidade
Ibama volta a Santa Cruz, mas macaco não aparece
Publicidade