Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Ibama tentará resgatar macaco com lata presa na mão

Uma equipe de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estará em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, 2, para tentar resgatar um macaco que tem chamado a atenção de frequentadores do Parque da Gruta por estar com uma lata presa na mão.

A foto do animal tem circulado há dias pelas redes sociais e foi motivo de centenas de comentários e compartilhamentos. Em nota, a Prefeitura informou que o município ficou sabendo no caso no dia 13 de julho e contatou o Ibama por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass). “Atualmente, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul não dispõe de equipamentos adequados, nem servidores aptos para fazer a captura de animais silvestres”, diz o comunicado.

Após o episódio, a administração voltou a fazer um apelo para que a população não alimente os animais do parque, principalmente com alimentos industrializados, que prejudicam a saúde, além de ser um crime ambiental. Quem infringir a lei pode ser penalizado.

Publicidade

A nota oficial informa ainda que na tarde desta segunda-feira, 31, o prefeito Telmo Kirst determinou a criação de uma Comissão Municipal de Proteção Animal. Recentemente, foram instaladas placas informativas sobre travessia de animais silvestres no Acesso Grasel, na Avenida Melvin Jones, na BR-471 e nos parques da Gruta e Cruz. No Grasel e na Melvin Jones foram instalados passadores de fauna. Placas informativas serão colocadas também no Parque da Gruta. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.