Categories: Regional

Queda de doações faz Hemovida pedir ajuda da população

A pouco mais de uma semana para o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, o apelo é para que os santa-cruzenses voltem a doar. Se em novembro do ano passado a notícia era de alta no número de doações de sangue, neste ano o pedido é de ajuda. O Hemovida alerta a população para a queda de doações, o que compromete o estoque do banco de sangue.

Atualmente, a média é de 10 a 15 doações por dia. Para suprir as necessidades do banco, e em um mês de bom fluxo, são realizadas de 20 a 25 doações diárias, conforme um dos enfermeiros responsáveis pelo Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe. Segundo ele, uma das possíveis razões para a queda é o intervalo mínimo entre doações. “Muita gente doou na época da Oktoberfest, para ter o benefício do desconto. Agora, neste período pós-Oktober, precisam esperar”, comentou.

Nos últimos 30 dias, de maior baixa, a preocupação aumenta. Atualmente, o problema é só o estoque. Entretanto, se a média de doações de sangue permanecer baixa, o Hemovida pode enfrentar sérios problemas. “Se continuar assim, pode faltar sangue em 20 dias”, alertou Priebe.

Publicidade

Dúvidas podem ser tiradas pelo número (51) 3056-2103 ou pelo e-mail hemovidastacruz@terra.com.br.

SAIBA MAIS

O horário de atendimento do banco de sangue é das 7h30 às 13 horas, de segunda a sexta-feira

O Hemovida fica junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), na Rua Fernando Abott, nº 174, no Centro

Publicidade

A doação pode ser feita por pessoas entre 18 e 70 anos, com, no mínimo, 50 quilos

Jovens de 16 e 17 anos também podem ser doadores, desde que sejam acompanhados de pais ou responsáveis

É preciso estar em bom estado de saúde, descansado e bem alimentado, além de não ter fumado nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta

Publicidade

A doação não pode ser feita por pessoas que tenham sido diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando

Após a realização de tatuagem, deve-se esperar o período de 12 meses

Gripe e cirurgias, nos últimos 15 dias, impossibilitam a doação, bem como estar tomando antibióticos

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.