Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dia do doador

Doações de sangue estão acima da média

As campanhas de conscientização organizadas em empresas e entidades do município possibilitaram um alívio para o banco de sangue Hemovida, de Santa Cruz do Sul. Hoje, essas pessoas que colaboram para que pacientes da região sejam assistidos são homenageadas com o Dia Nacional do Doador de Sangue. Conforme um dos enfermeiros responsáveis pelo Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe, em média, de 25 a 30 coletas são realizadas por dia. A demanda do banco de sangue, no entanto, seria de 20 a 25 doações diárias. 

Com o estoque garantido e a validade curta do sangue, em algumas ocasiões, a boa vontade do cidadão de ser solidário não é suficiente. Por falta de espaço para armazenamento e a fim de que as doações não sejam desperdiçadas, os enfermeiros buscam controlar as coletas diárias. “Algumas pessoas chegam aqui e pedimos para retornar dentro de duas ou mais semanas, considerando o estoque alto”, comentou Priebe.


Priebe: estoque assegurado

Publicidade

De acordo ele, o Hemovida faz parcerias com outros bancos para auxiliar na demanda, mas nem sempre consegue doar tudo o que se encontra em estoque. A época de fim de ano, inclusive, seria um dos pontos altos da procura para doação. “Por três motivos: as pessoas já estão conscientes da necessidade; neste período, costumam realizar boas ações; ou porque estão de férias e os horários disponíveis coincidem com o atendimento ao público”, explicou Priebe. 

Em relação ao horário de atendimento – das 7h30 às 13 horas, de segunda a sexta-feira –, que muitas vezes é questionado pela comunidade, o enfermeiro afirma que não há necessidade de alteração, pois as coletas realizadas são suficientes. “Temos esse horário fixo porque supre a demanda, mas nada impede que ele seja ampliado caso ocorra baixa do estoque.”

SAIBA MAIS

Publicidade

  • A doação pode ser feita por pessoas entre 18 e 65 anos, com, no mínimo, 50 quilos.
  • Jovens de 16 e 17 anos também podem ser doadores, desde que com o consentimento formal de pais ou responsáveis.
  • Para realizar o gesto, é preciso estar em bom estado de saúde, descansado e bem alimentado, além de não ter fumado nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta.
  • A doação não pode ser feita por pessoas que tenham sido diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.