O Departamento de Investigação Federal (FBI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos afirmaram que um segundo homem foi localizado nesta quarta-feira, 1º, por relações com o atentado terrorista realizado em Nova York na terça, 31. O segundo suspeito seria o também usbeque Mukhammadzoir Kadirov, de 32 anos.
Kadirov teria ajudado Sayfullo Saipov no ataque realizado em Manhattan. De acordo com os promotores federais, Saipov teria sido motivado pelo “ódio” e por uma “ideologia retorcida”. Os promotores também alegaram que o suspeito do ataque foi radicalizado pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Segundo eles, Saipov escolheu realizar o ato durante o Halloween porque “acreditava que mais civis poderiam ser atingidos na rua”. O plano de Saipov começou a ser elaborado há um ano e tinha como objetivo “matar a maior quantidade de pessoas que conseguisse”.
Publicidade
Após o atentado, que matou oito pessoas e deixou mais de 12 feridas, o presidente Donald Trump ordenou que a verificação de vistos fosse reforçada.