Mais de 100 voluntários percorrerão as ruas da cidade neste sábado, 13, para o segundo mutirão contra o zika vírus em Venâncio Aires. O trabalho terá um foco diferente: se na primeira etapa o intuito foi o recolhimento de objetos passíveis de acumular água parada, desta vez a ideia é conscientizar a população para que cada venâncio-airense faça a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – responsável, além do zika, pela transmissão da dengue e da febre chikungunya.
Os últimos detalhes para o mutirão foram acertados em reunião na Prefeitura nesta quinta-feira, 11. O encontro foi liderado pelo prefeito Airton Artus, que convocou servidores de diversas secretarias municipais para se juntar ao Lions Clube Melvin Jones e ao grupo escoteiro Arés para ampliar a divulgação sobre a importância dos cuidados a serem tomados contra o mosquito. O trabalho será acompanhado de perto pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, que atuam continuamente nesta área ao longo do ano.
O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, salienta a necessidade de que a população se engaje no combate ao Aedes aegypti. “Convidamos a população a abrir as portas de suas casas para receber os nossos voluntários. É a oportunidade para esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o assunto”, ressalta. Os participantes do mutirão estarão identificados com camisetas e irão até residências em todos os bairros, distribuindo folders especialmente produzidos para a campanha Zika Zero – Venâncio Livre do Mosquito, a exemplo do ocorrido na abertura do último Carnaval.
Publicidade
As visitas iniciam a partir das 8 horas e devem ser encerradas por volta de meio-dia. Os grupos partirão de 18 pontos de concentração espalhados pela cidade. Um dos principais será ao lado do chimarródromo, no Largo do Chimarrão, com a participação do prefeito e do Ministério Público. A imprensa também está convidada para ampliar o alcance da divulgação sobre o tema, que ganhou contornos internacionais após a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitir “alerta global” sobre o zika vírus.
Quem tiver interesse de descartar materiais com potencial para acúmulo de água parada deve comunicar os visitadores e preencher uma ficha. Os dados serão encaminhados para que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente encaminhe a coleta e devida destinação dos itens. O secretário Celso Artus enfatiza que casos de suspeita de foco do mosquito devem ser comunidades à Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 3983-1040.
As áreas que em atuarão cada grupo de voluntários serão as seguintes:
Publicidade
*Aviação
*Battisti
*Bela Vista/Vila Tata
Publicidade
*Brígida
*Centro
*Cidade Nova
Publicidade
*Coronel Brito
*Cruzeiro
*Diettrich
Publicidade
*Leopoldina
*Macedo/Brands
*Morsch
*Santa Tecla
*Santa Tecla (região do posto Equipe de Saúde da Família)
*São Francisco Xavier
*Tabalar
*União
*Xangri-lá
This website uses cookies.