Quem transita pelos corredores da política santa-cruzense não se surpreendeu com o anúncio feito pelo vereador Daiton Mergen (MDB) nesta semana de que está desembarcando da base aliada na Câmara. Há meses, o emedebista manifestava em conversas reservadas com colegas insatisfação com condutas do governo Helena. Na tribuna, ele afirmou que a gestão “se desvirtuou” e queixou-se do tratamento dado a recursos de emendas parlamentares articuladas por eles.

Pressão

O apoio de Mergen ao governo havia sido articulado diretamente com ele, sem passar pela presidência do MDB. Internamente, muitos integrantes defendiam que a sigla, que pretende disputar novamente a Prefeitura em 2024, se desvinculasse de Helena. Em julho, Mergen chegou a participar de uma reunião com políticos de oposição.

Fica como está

Mesmo com a saída de Mergen, integrantes do MDB seguem ocupando cargos no governo. Atual presidente da sigla, o vereador disse à coluna que não irá interferir. “O meu acordo foi com o líder de governo e terminou na segunda-feira, 5. Daí pra diante é com a prefeita e com cada um deles, pois a relação é apenas entre eles e não com o vereador”, alegou. No governo, a disposição é de não apenas mantê-los como não pedir que se desfiliem.

Publicidade

Ainda dá

Ainda que tenha perdido um voto seguro, o governo vai manter uma maioria confortável na Câmara para aprovar projetos estratégicos. Segundo cálculos da coluna, o grupo mais fiel ao Palacinho ainda somará dez dos 17 vereadores.

Votos à parte

Desde que tomou posse, Mergen vinha atuando próximo ao colega Cleber Pereira (União Brasil), de quem é amigo pessoal. Os dois costumam afirmar que são uma bancada única nas votações na Câmara. Cleber, porém, se mantém fiel à base aliada. Questionado nessa sexta-feira, 9, ele disse que a relação entre os dois não muda e afirmou não acreditar que o emedebista adote uma postura de oposição a partir de agora. “Acredito que nosso voto continue casado”, afirmou Cleber.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.