Santa Cruz do Sul

Xalingo Brinquedos apoia jovens enxadristas gaúchos

Com o objetivo de levar o xadrez para mais pessoas, a Xalingo Brinquedos apoia Alexandre Kraether Genehr, de 16 anos, e Maria Tischler Garcia, de 9 anos, em suas competições no Brasil e mundo afora. A empresa oferece aos dois jovens prodígios recursos para a participação em campeonatos nacionais e internacionais de xadrez, incluindo despesas de viagens e outras taxas.

Nascida na cidade sede da Xalingo, em Santa Cruz do Sul, Maria Tischler Garcia se interessou pelo xadrez aos 4 anos depois de acompanhar algumas partidas do pai. Ele foi seu primeiro professor, mas ao enxergar o potencial de Maria, decidiu buscar uma treinadora para a pequena.

LEIA TAMBÉM: Renata Moreira é destaque no Campeonato Brasileiro de Verão

Publicidade

Aos 7 anos, Maria começou a competir e, desde então, já participou de centenas de partidas, foi campeã brasileira na sua categoria etária em 2022 e em 2023, campeã sul-americana em 2022 e vice-campeã sul-americana entre as meninas de 9 e 10 anos, em 2023 – numa categoria acima da sua idade. O desempenho nos campeonatos internacionais deu a ela o título de Mestre Nacional, o mais alto reconhecimento dado pela Confederação Brasileira de Xadrez.

Também nascido em Santa Cruz do Sul, o gaúcho Alexandre Kraether Genehr começou a jogar xadrez com 5 anos, também impulsionado pelo pai e pela família, e nunca mais parou. Aos 16 anos, já disputou torneios no mundo todo e conquistou o título de campeão brasileiro de xadrez rápido na sua categoria etária aos 14 anos. Também participou do Campeonato Pan-Americano e ganhou a chance de disputar o Mundial de Xadrez, na Romênia, em 2022.

Ambos os jovens treinam cerca de 3 horas por dia e contam com um contrato de 1 ano com a Xalingo Brinquedos, em que a marca os acompanha em todos os seus compromissos com o tabuleiro.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.