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Workshop mostra a profissionais da construção civil como funciona o Aprova Digital

Profissionais ligados à área da construção civil tiveram a oportunidade de conhecer o novo sistema 100% digital de encaminhamento de projetos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, na manhã dessa sexta-feira, 3. O workshop sobre o Aprova Digital ocorreu no auditório da Assemp e contou com a presença de engenheiros, arquitetos e outros profissionais ligados ao setor. A apresentação do novo sistema foi realizada de forma on-line pela engenheira Ana Paula Scramin Pini, representante da empresa responsável pela plataforma.

Durante a atividade, foram expostas todas as etapas de uso do software, desde o cadastramento até as funcionalidades. Após, os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões de melhorias ao processo. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, tem sido um entusiasta do Aprova Digital. Segundo ele, o novo método contribui para maior agilidade dos processos e a preservação ambiental, uma vez que extingue o uso de documentos em papel. “A administração pública precisa estar atenta às novas tecnologias, como forma de oferecer um melhor serviço à comunidade e fazer o uso adequado dos recursos dos contribuintes”, avaliou.

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Paulo Jorge: aproximar os envolvidos | Foto: sadora Oliveira Pereira

Responsável pelo setor de análise de projetos da Sepor, o arquiteto e urbanista Paulo Jorge Riss da Silva considerou muito positivo o workshop, organizado em parceria com o Sinduscon e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc). Para ele, o momento também serviu como aproximação entre os profissionais da Prefeitura e aqueles que usarão o sistema. “Trata-se de um processo virtual, mas que é conduzido por pessoas reais”, analisou.

O diretor de Planejamento, Projetos e Orçamento, Valdir Bruxel, considera que a ferramenta é mais um instrumento de modernização da gestão. “É um importante passo para o município, rumo ao futuro”, afirmou. O presidente da Seasc, Leo Azeredo, destacou que a entidade participou de todas as etapas para a instituição do Aprova Digital. Ele considera que o software vai trazer mais agilidade, eficiência e transparência para a tramitação dos projetos. “A atual gestão está de parabéns por, em seu segundo ano de atividade, implementar esse projeto, que é uma demanda de muitos anos”, comentou Azeredo.

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Inicialmente, o Aprova Digital estará disponível para o encaminhamento de três tipos de processo – aprovação de projetos, certidões de viabilidade urbanística e Habite-se. Durante os primeiros 90 dias, a Sepor manterá o atendimento híbrido, com o encaminhamento de processos físicos e digitais sendo aceitos. O período também servirá para promover ajustes e adequações ao sistema.

O Aprova Digital é um processo eletrônico e 100% digital, que já é usado em mais de 60 municípios brasileiros. Santa Cruz do Sul é a segunda cidade do Estado a adotar a plataforma. Para utilizá-la, é necessário criar uma conta, com login e senha, no site santacruzdosul.prefeituras.net/. No próprio link, há indicações sobre utilização e acesso ao suporte virtual. Durante a semana, a Prefeitura concluiu a aprovação do primeiro projeto apresentado pelo sistema.

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Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

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Heloísa Corrêa

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