ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Wolmar Severo: “É fascinante ser professor, e ainda mais de Química!”

O cachoeirense Wolmar Alipio Severo Filho, 60 anos, é um apaixonado pelo que faz, e transparece isso em cada lugar ou junto a cada pessoa. Alguém poderia aventar que rolou uma Química. E é exatamente isso. A Química é sua vida, e, como professor e pesquisador, ele transmite o amor por essa área a alunos e à comunidade. Tudo isso começou no distrito de Forqueta, a seis quilômetros da cidade de Cachoeira do Sul, onde nasceu, em 18 de setembro de 1961, mais novo dos 14 filhos (11 ainda vivos) do casal de agricultores Wolmar Alipio Severo e Olinda Carvalho Severo, já falecidos.

Depois do primário em sua localidade, concluiu o 1º grau no primeiro Polivalente criado no Estado. Enquanto fazia o 2º grau, começou a trabalhar em farmácia, por volta dos 15 anos, e a Química, com suas fórmulas, entrou em sua vida. Para sempre. Depois de iniciar curso superior em Cachoeira, seguiu nos estudos na antiga Fisc, atual Unisc, em 1984. Em 1989 o Colégio Mauá o contratou, como professor.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Olgário Vogt: “O professor segue sendo essencial, imprescindível”

Publicidade

Recém-chegado a Santa Cruz, casou com a conterrânea Ceres Lorena da Silva Estevam (hoje estão divorciados), com a qual tem o filho Vitor Estevam Severo, 31 anos, médico anestesista em Caxias do Sul, e que lhes deu o neto João Vitor Battisti Severo. Junto à Unisc, são 36 para 37 anos de vínculo, atualmente em projetos de extensão e com turmas de graduação. Mestre e doutor, com muitas publicações, e viagens pelo Brasil e pelo exterior, Wolmar deixa entrever seu amor pela Química (e, a bem da verdade, pela natureza) em todas as circunstâncias.

Entrevista – Wolmar Alipio Severo Filho, professor

LEIA TAMBÉM:

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta