Rob Smedley, diretor da Williams, não se conforma com a desclassificação de Felipe Massa do GP do Brasil deste domingo, 15. O dirigente fez questão de afirmar que, de acordo com as medições da equipe inglesa, o carro brasileiro estava dentro do regulamento.
Massa foi desclassificado por irregularidades nos pneus. De acordo com a FIA, tanto temperatura quanto pressão dos pneus de Felipe não estavam dentro do regulamento. “Temos dois sensores independentes. O primeiro é o PT1000, que fica dentro do cobertor dos pneus e nos passa a temperatura da superfície, e ele sempre esteve condizente com o regulamento. Na verdade, na última vez que medimos, na largada, estava 40ºC”, contou Smedley.
“A outra medida independente vem da telemetria do carro. Ele mostra que a temperatura do pneu traseiro estava em 41ºC. Então temos dois sensores independentes que mostram que estamos de acordo com o regulamento, temos dados para comprovar isso”, seguiu. “Além disso, tivemos correlações entre a temperatura do cobertor e a temperatura dos sensores, que a Pirelli providenciou depois da história da Mercedes na Itália. Também trouxemos o mesmo sensor que a FIA usa e fazemos checagens aleatórias para asseguras que isso não aconteça”, afirmou.
Smedley faz menção à polêmica de Lewis Hamilton no GP da Itália deste ano. Na ocasião, o britânico foi acusado de ter irregularidades em seus pneus. A FIA, todavia, optou por não punir, mantendo o #44 como vencedor de tal prova. Rob também destaca que é importante entender qual é o problema para evitar que este se repita no futuro. A equipe inglesa, que voltou a dar voos mais altos, não pode arcar com desclassificações.
“É crucial entender de onde vem o problema, mas temos três medidores independentes e nenhuma deles nos deu algo parecido com o que a FIA mediu no grid. Não houve explicação alguma. Nos disseram que isso é uma medida referencial, já que é a medida da FIA e é a que conta”, finalizou.
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