Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tecnologia

WhatsApp é usado como isca pelos cibercriminosos

A empresa Stity Tecnologia identificou uma nova onda de ataque de cibercriminosos contra os usuários do WhatsApp, que passaram a receber em seu endereço de e-mail um aviso falso sobre a chegada de mensagem com fotos enviadas pelo aplicativo de mensagens. 

A mensagem utiliza link para um arquivo do Google Docs que foi contaminado com um cavalo de troia criado para roubar informações bancárias dos usuários. Os especialistas em segurança digital orientam a apagar imediatamente a mensagem.

“É fácil saber que se trata de uma fraude. O WhatsApp somente utiliza números de telefone celular para criar grupos de usuários e de contatos diretos. Ele não envia e-mail para ninguém”, alerta Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia. “Os ciber criminosos apostam na distração dos usuários quanto a isso e no fato de muitos usuários inexperientes ainda não terem conhecimento suficiente sobre como os ataques são promovidos. É nossa tarefa ajudar os usuários neste aprendizado”, enfatiza.

Publicidade

O especialista também orienta que o usuário tenha uma solução antivírus que ofereça filtro AntiSpam e também mantenha seus sistemas sempre atualizados. Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.