O secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, virá a Santa Cruz do Sul novamente na próxima semana. A vinda foi acertada em uma reunião entre ele e o prefeito Telmo Kirst (Progressistas) na noite de terça-feira, 30, em Porto Alegre. O principal compromisso de Westphalen será uma vistoria na construção do viaduto junto ao Trevo Fritz e Frida.
No último dia 11, após um encontro com Telmo e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, Westphalen determinou que o viaduto fosse entregue até a primeira quinzena de abril – mesmo prazo fixado pelo Ministério Público, que ameaça acionar a Justiça caso haja um novo atraso.
A obra deveria ter sido concluída até dezembro de 2015, mas vem sofrendo sucessivos atrasos no cronograma devido a impasses burocráticos, como atrasos em pagamentos a operários e fornecedores. Após uma pausa no fim do ano, os trabalhos foram retomados no início de janeiro, mas só ganharam ritmo nos últimos dias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estado determina conclusão do viaduto até abril
O segundo compromisso de Westphalen será a poucos metros dali. Ele fará a entrega simbólica do trecho urbano da ERS-418, que passará a ser administrado pela Prefeitura. Trata-se de uma extensão de quatro quilômetros, entre o entroncamento com a RSC-287 e o trevo que dá acesso a Monte Alverne, conhecido como Avenida Orlando Oscar Baumhardt.
Telmo vinha reivindicando o repasse desde o primeiro mandato, como forma de acelerar investimentos em melhorias na via e prepará-la para a expansão imobiliária na região de Linha Santa Cruz, uma das que mais crescem no município. São 6 mil lotes previstos para os próximos anos, considerando loteamentos populares e condomínios fechados já autorizados, em tramitação ou ainda em fase de projeto.
Publicidade