O croata Stipe Miocic é o novo campeão dos pesados do UFC, após surpreender e nocautear o gaúcho Fabrício Werdum em apenas dois minutos e 46 segundos na madrugada deste domingo, 15, na luta principal do UFC 198, na Arena da Baixada, em Curitiba. Foi o primeiro evento da franquia em um estádio de futebol no Brasil, e que teve um dos maiores públicos da história da organização: 46 mil espectadores.
O público que lotou a Arena ficou surpreso com a perda do título. O clima era de festa e em sua entrada, Werdum foi recebido pelo tema da vitória tocado nas corridas de Ayrton Senna. O gaúcho tomou a iniciativa da luta, e em uma tentativa de derrubar e colocar o croata no chão, onde leva vantagem e poderia vencê-lo, Miocic deu um contragolpe e colocou Werdum na lona, vencendo a luta por nocaute.
Em seguida, Miocic correu em direção ao staff e pulou a cerca do octógono. “Gostaria de agradecer os fãs, sei que estavam contra mim, mas são vocês que fazem o esporte acontecer. O Fabrício era bem duro, precisei adivinhar sobre o que viria, mas foi uma luta muito dura”, disse o novo campeão. Werdum, porém, disse que irá recuperar o cinturão. “Foi um detalhe e farei o possível para recuperar esse cinturão”, garantiu.
Publicidade
No total, o UFC 198 teve 12 lutas, contando o card preliminar. O co-evento teve um duelo verde-amarelo. Ronaldo Jacaré confirmou o favoritismo e derrotou Vitor Belfort por nocaute ainda no primeiro round. O Fenômeno, considerado uma lenda do MMA, sofreu com os cotovelos do adversário e não conseguiu se defende. Agora, Jacaré aguarda uma oportunidade para disputar o cinturão dos pesos-médios, que hoje pertence ao norte-americano Luke Rockhold.
Ao seu estilo: Jacaré brilhou com vitória sobre Vitor Belfort
Foto: Zuffa LLC via Getty Images
O evento também marcou a estreia de Cris Cyborg no UFC. Natural de Curitiba e campeã do Invicta FC, ela nocauteou Leslie Smith e manteve a invencibilidade de 11 anos no MMA. Ainda no card principal, outro curitibano, Maurício Shogun, também venceu. O ex-campeão meio-pesado derrotou a revelação norte-americana Corey Anderson por decisão dividida dos jurados e consegue a segunda vitória consecutiva no Ultimate, algo que não ocorria desde 2009. Ainda no card principal, Warlley Alvares, campeão do TUF Brasil 3, foi derrotado por Bryan Barbarena por decisão unânime dos juizes.
Publicidade
Card preliminar tem show de brasileiros
Apesar da derrota de Werdum, o Brasil teve ótimo desempenho no UFC 198. Prova disso foi o card preliminar, onde todos os lutadores tupiniquins sairam vencedores de seus duelos. Até mesmo o duelo entre dois atletas da casa não teve um derrotado, pois acabou num raro empate entre Serginho Moraes e Luan Chagas.
Com seu jiu-jitsu cada vez mais afiado, Demian Maia foi o grande destaque, ao finalizar o norte-americano Matt Brown com um mata-leão, levando o público ao delírio. O paulista, que engatou a quinta vitória consecutiva, aguarda por uma chance para disputar o cinturão dos meio-médios, hoje sob posse de Robbie Lawler. Outro que vem de boa sequência é Thiago Marreta. Na luta considerada o maior desafio de sua carreira, o peso-médio nocauteou o ex-desafiante da categoria, Nate Marquardt, e soma três vitórias seguidas.
Publicidade
Quem também sacudiu o público foi Rogério Minotouro. O veterano atleta, aproveitando-se de seu talento no boxe, nocauteou o duro Patrick Cummins. A vitória certamente deixou orgulhoso o irmão gêmeo Rodrigo Minotauro, que esteve presente no evento e foi anunciado como novo integrante do Hall da Fama do UFC. Por fim, o card preliminar ainda teve as vitórias de John Lineker, Francisco Massaranduba e Renato Moicano, sobre Rob Font, Yancy Medeiros e Zubaira Tukhugov, respectivamente.
This website uses cookies.