O ex-prefeito de Santa Cruz do Sul José Alberto Wenzel registrou um boletim de ocorrência alegando ter sido agredido durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O incidente ocorreu nessa segunda-feira.
O tema da audiência era o projeto que institui o novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul, que foi encaminhado em regime de urgência pelo governo à Assembleia. A proposta prevê 480 alterações na atual legislação, algumas bastante polêmicas – como a criação do chamado “autolicenciamento”, que permitiria que empresários de alguns ramos recebessem o licenciamento apenas por meio do envio de informações pela internet, sem análise prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A confusão se deu quase ao final da audiência, quando manifestantes ligados ao Greenpeace que subiram ao palco do Auditório Dante Barone com um cartaz contrário ao projeto foram retirados à força. Wenzel, que é analista ambiental da Fepam e estava na platéia, se revoltou com a ação e foi em direção a eles. Quando estava perto do palco, porém, foi impedido por dois seguranças.
Publicidade
No boletim de ocorrência, Wenzel afirmou ter sido “imobilizado agressivamente” e “pisado violentamente” na perna direita, além de ter sofrido uma “gravata”. Embora tenha permanecido até o fim da audiência, Wenzel depois foi encaminhado a um hospital e submetido a exames. Em entrevista no início da tarde desta quarta-feira, 22, à Rádio Gazeta FM 107,9, ele disse que não teve ferimentos graves, mas que sente dores e está tomando medicação.