O futuro já chegou, e veio a galope. Em 2000, o Festival de Cannes realizou um grande seminário para discutir as chamadas novas tecnologias. Basicamente, o debate centrava-se numa questão – se mudasse o suporte, continuaria sendo cinema? Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, ganhou a Palma de Ouro e instalou uma nova era digital. Produção, distribuição, exibição – só os resistentes ainda filmam e projetam em película. Em Cannes, este ano, e não de maneira tão formal, houve outra ampla discussão que agitou o mercado. O futuro do cinema é… o videogame?
O tema fica mais atual que nunca quando estreia no Cine Santa Cruz, junto ao Shopping Santa Cruz, Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos (confira os horários no boxe da página cinco deste suplemento). Como em Avatar, de James Cameron, os atores de Warcraft integram a realidade virtual – Travis Fimmel, Paula Patton e Ben Foster. Lara Croft e Resident Evil deram certo por causa de suas heroínas, Angelina Jolie e Milla Jovovich. O Príncipe da Pérsia não funcionou como filme, mas não por culpa de Jake Gyllenhaal. O erro foi pegar um game avançado e, num movimento retrô, transformá-lo numa fantasia tradicional, tipo Hollywood anos 1950. Warcraft não cai nessa cilada. A ousadia do diretor Duncan Jones – filho de David Bowie – está em assimilar a linguagem do game. Não só seus códigos, o visual também. Jones, um visionário como o pai?
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Warcraft propõe-se como experiência radical. Você pode até detestar, mas penetra num universo hiper-realista e detalhado que tem servido como fonte de experimentação para artistas visuais de ponta. A trama é básica. Apropria-se de mitos arturianos e bíblicos – o desfecho, em aberto, remete a Moisés –, mas o que importa não é o que se conta, mas como. No game, o jogador tem o controle. Warcraft, o filme, cria diferentes pontos de vista – ampliados pelo 3D – para que o espectador, com o olhar, possa fazer seu jogo.
Sinopse
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O mundo pacífico de Azeroth está à beira de uma guerra enquanto sua civilização enfrenta uma raça temível de invasores: guerreiros Orcs fugindo de sua casa moribunda para colonizar um novo lugar. Enquanto um portal se abre para conectar os dois mundos, um exército enfrenta destruição e o outro, a extinção. De lados opostos, dois heróis são colocados em um caminho de colisão que irá decidir o destino de suas famílias, seu povo e seu lar. Então, uma saga espetacular de poder e sacrifício começa, na qual a guerra tem muitas faces e todos lutam por algo.
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