Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição pode votar normalmente. No entanto, é preciso fazer a solicitação para a Justiça Eleitoral. O prazo começou nessa segunda-feira, 18, e segue até o dia 18 de agosto.
Chamado de Voto em Trânsito, ele pode ocorrer apenas em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Na região, a possibilidade ocorre apenas em Santa Cruz. Com isso, quem vota em outro município mas vai estar em Santa Cruz no dia da eleição, deve procurar o Cartório Eleitoral.
LEIA TAMBÉM: Cidades se preparam para receber voto em trânsito
Publicidade
Não existe possibilidade de fazer a solicitação pela internet. Se o eleitor for do próprio estado, pode votar em trânsito para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Se ele estiver fora do estado de origem, o voto é apenas para presidente. Em Santa Cruz, a única seção que vai aceitar voto em trânsito fica na Sociedade Ginástica, no Centro.
Essa modalidade vale tanto para o primeiro turno, em 2 de outubro, quanto para um eventual segundo turno, em 30 de outubro. Uma vez feita a solicitação temporária de transferência do título, o eleitor não pode fazer nova modificação. O Cartório Eleitoral de Santa Cruz fica na Rua Ernesto Alves, número 760. O atendimento é de segunda a sexta-feira, do meio-dia até 7 da noite.
LEIA TAMBÉM: Voto em trânsito é opção para quem perdeu prazo de transferir título
Publicidade
O primeiro passo para garantir o voto em trânsito é informar à Justiça Eleitoral sobre em qual data e município você estará no dia da eleição. Para fazer isso é preciso se dirigir a qualquer cartório eleitoral portando um documento oficial com foto e fazer a solicitação presencialmente, indicando o local em que pretende votar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reitera que não haverá opção de solicitação pela internet.
Não há problema se você indicar dois lugares diferentes para votar no primeiro e no segundo turno, desde que a comunicação seja feita corretamente.
Caso você mude de ideia ou precise estar em seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição, é possível cancelar o pedido de voto em trânsito, desde que isso seja feito até o prazo limite, dia 18 de agosto.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.