As filas seguem sendo a maior reclamação dos eleitores na tarde deste domingo, 7, em Santa Cruz do Sul. Foram relatadas demoras de 30 minutos à 1h30 durante a tarde, em diversas seções. Houve relatos de grandes filas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich, na Escola Estadual Gaspar Bartholomay e no Colégio Marista São Luís, entre outros locais.
ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO DA APURAÇÃO
Desde a manhã, os locais registraram lentidão. De acordo com o juiz eleitoral, André Luís de Moraes Pinto, as longas filas em algumas seções em Santa Cruz do Sul aconteceram por problemas com a leitura biométrica. Segundo Moraes, os dados importados do Instituto Geral de Perícias (IGP) tiveram dificuldade de leitura dos votos.
Publicidade
Por volta das 15 horas, o chefe do Cartório Eleitoral da 162º zona eleitoral, Luís Cláudio Costa, informou que a votação em Santa Cruz do Sul está sendo tranquila. No entanto, o Ministério Público Eleitoral está averiguando o derrame de santinhos em alguns pontos de votação.
No município, houve algumas trocas de urnas. Na seção 150, na Unisc, uma urna foi substituída às 10h30. Duas outras foram trocadas no Colégio Marista São Luís durante a tarde. Houve substituições também na região: em Linha Andréas, na seção 8, no interior de Vera Cruz; na seção 17 da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre; e na seção 26 da zona 162, na Escola Estadual Vera Cruz.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral da 162º zona eleitoral, o número de urnas que estão sendo trocadas no município não é comum. Quando as urnas retornarem, os técnicos irão avaliar quais foram os problemas. Ele ressalta que existem urnas suficientes para as substituições e que a votação segue normalmente. Já no fim desta tarde, em razão das filas, senhas foram distribuídas na Unisc.
Publicidade