Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES

Votação foi tranquila no interior dos municípios do Vale do Rio Pardo

Tranquilidade e organização foram as marcas da votação desse domingo, 6, no interior dos municípios do Vale do Rio Pardo. Ao longo da manhã, a Gazeta do Sul circulou por localidades de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Sinimbu para conferir como estava a movimentação dos votantes nas seções eleitorais de Linha Santa Cruz, Boa Vista, Linha Sete de Setembro e Rio Pardinho, em Santa Cruz; Linha Henrique D’Ávila e Linha Andreas, em Vera Cruz; e Linha Verão e Rio Pequeno, em Sinimbu.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem segundo maior índice de abstenção da região; veja

A principal dificuldade enfrentada pelos eleitores foi o deslocamento, sobretudo em Sinimbu. Mesmo passados cinco meses das enchentes de abril e maio, os danos provocados pela água nas estradas e pontes ainda são muito visíveis. Algumas rotas permanecem interditadas, o que exige um deslocamento maior para chegar aos locais de votação. Com isso, a movimentação de veículos foi intensa. Mesmo assim, não houve registro de formação de grandes filas e de demora para votar.

Publicidade

Também não se percebeu ações irregulares, como propaganda eleitoral, derramamento de santinhos ou boca de urna no entorno das seções. Conforme os organizadores, tudo transcorreu conforme o planejado e não houve problemas relevantes e que possam ter atrapalhado o processo eleitoral.

Todas as urnas eletrônicas funcionaram normalmente e não houve necessidade de substituição. Os mesários compareceram aos seus locais de trabalho conforme haviam sido designados.

Giro pelo interior

Boa Vista

Na Escola Estadual Guilherme Simonis, situada atrás da Igreja Católica de Boa Vista, ficam as seções 92 e 289. De acordo com os mesários, o local registrou concentração de eleitores somente no primeiro horário, logo após a abertura. Depois, a calmaria tomou conta e não houve formação de filas nem demora para votar. A mesma situação foi percebida na seção 315, localizada em Alto Linha Santa Cruz, junto ao Centro de Atividades da Jealisc. De maneira geral, a movimentação foi tranquila naquela região.

Publicidade

Linha Santa Cruz

Diferentemente de Alto Linha Santa Cruz e Boa Vista, Linha Santa Cruz teve movimentação intensa logo cedo. As seções 12 e 236, instaladas na Escola Estadual Affonso Pedro Rabuske, registraram filas logo após a abertura. Do lado de fora, carros ocuparam todo o estacionamento da Igreja Santos Mártires e o entorno da Avenida Orlando Oscar Baumhardt, muitos deles estacionados sobre a ciclofaixa. Apesar disso, o tempo de espera para exercer a cidadania não foi longo e não houve registro de problemas.

LEIA TAMBÉM: Secretaria passa a atender no Centro Administrativo

Linha Sete de Setembro

Talvez uma das seções mais isoladas de Santa Cruz seja a 134, no Pavilhão Comunitário de Linha Sete de Setembro. De acordo com os mesários – que aproveitaram o sossego para compartilhar chimarrão –, o local recebe pouco mais de 200 eleitores e, em função do número reduzido, dificilmente há formação de filas ou demora. Chamam a atenção, contudo, os meios de transporte utilizados para o deslocamento. Algumas pessoas foram de trator, outras de cavalo e até mesmo a bordo do reboque de tobatas.

Publicidade

Rio Pardinho

Maior local de votação de Rio Pardinho, a Escola Municipal Christiano Smidt reúne as seções 76, 153 e 269. Em função disso, a movimentação de eleitores também foi muito intensa e havia a presença de fiscais dos partidos. Ainda assim, não se verificou demora para chegar às urnas, dificuldades técnicas com os equipamentos ou ausência de mesários. Durante a manhã, todos que se dirigiram ao local precisaram de poucos minutos para votar.

Linha Verão

Também pequena e relativamente isolada, a seção de Linha Verão, no interior de Sinimbu, estava vazia quando a Gazeta do Sul chegou ao local. De acordo com os mesários, a situação é comum devido ao baixo número de eleitores. A principal dificuldade foi mesmo o acesso, haja vista a situação precária da estrada e as rotas interrompidas em razão das pontes interditadas. Chamou a atenção ainda a velocidade dos veículos em trechos onde a visibilidade é comprometida pela vegetação do entorno.

Rio Pequeno

Um dos lugares mais movimentados do interior de Sinimbu foi a Escola Municipal Carlos Boettcher Filho, na localidade de Rio Pequeno. Lá ficam as seções 67 e 217, que registraram grande movimentação de eleitores durante toda a manhã. Uma delas foi Silvani dos Santos, de 39 anos. Mesmo com deficiência física que exige o uso da cadeira de rodas, ela não deixou de votar. “Acho muito importante para o município ter uma mudança, principalmente depois dessas enchentes. Precisamos ir adiante.” Ela elogiou ainda a estrutura da instituição, totalmente adaptada para o seu deslocamento.

Publicidade

Linha Henrique D’Ávila

Na Escola Municipal Jacob Blész, onde ficam duas seções, muitos eleitores preferiram votar pela manhã e pequenas filas chegaram a se formar. No local estava o candidato único do município, Gilson Becker, acompanhando a movimentação. Ele votou pela manhã, em Vila Progresso, e dedicou o resto do dia a percorrer as seções. “Foi uma eleição diferente em razão da chapa única, mas buscamos trabalhar da mesma forma, fizemos toda a campanha e os encontros para valorizarmos a comunidade.”

Linha Andreas

Em Linha Andreas, no interior de Vera Cruz, duas seções ficam localizadas na Escola Municipal José Bonifácio. A instituição teve movimentação tranquila durante toda a manhã e não registrou nenhum tipo de problema, seja técnico ou de falta de mesários. A única dificuldade enfrentada pelos eleitores foi o deslocamento, em razão das obras na estrada principal de Linha Andreas e que deixaram o trânsito em meia pista. Em alguns momentos, pequenas filas de carros se formavam e era necessário aguardar para prosseguir.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.