Santa Cruz do Sul

Votação eletrônica amplia adesão dos trabalhadores nas negociações coletivas

A votação eletrônica para as assembleias gerais com empregados das categorias tabaco e alimentação foi adotada em 100% das negociações em 2023. O dado é do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa), apresentado nessa sexta-feira, 8. Com o processo concluído nas empresas cuja data-base é novembro e dezembro, a adesão da categoria cresceu 60%, ante o ano passado.

A principal vantagem desse formato é a abrangência e acessibilidade dos participantes, avalia o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior. “Trata-se de um processo muito seguro, que permite que todo trabalhador possa votar, de maneira remota, inclusive. O sistema fica aberto 24 horas, evitando o deslocamento. Se quiser, o profissional pode votar de sua casa, à noite, fora do horário de expediente”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Stifa dá início à modernização de prédio e consultórios da entidade

Publicidade

Baptista Júnior diz ainda que o formato, utilizado como método-piloto no ano passado, teve a adesão de todas as empresas vinculadas ao sindicato. “Isso representa economia, pois evitou que aqueles que atuam fora de Santa Cruz precisassem se deslocar para participar. Envolve muito mais trabalhadores, dando acesso e criando um engajamento com nosso sindicato. O resultado marca o incremento de 60% no número de adesão aos processos realizados neste ano”, ressalta o dirigente.

O responsável pelo processo de votação nas empresas foi o secretário-geral e de organização do sindicato, Éder Roberto Figueira Rodrigues.

Negociações quase concluídas

Com o processo eletrônico, já foram incluídas as negociações com as empresas da data-base novembro – BAT Brasil e JTI – assim como as companhias da data-base dezembro – Universal Leaf Tabacos, UTC, ATC e Premium Tabacos.

Publicidade

“Em votação na última quinta-feira, a proposta negociada entre o Sindicato e a Philip Morris foi rejeitada pelos trabalhadores. Da mesma forma, a assembleia com os profissionais da Excelsior Alimentos rejeitou a proposta negociada com a empresa”, disse o presidente. Com a negativa, as empresas precisam apresentar outras propostas, caso haja uma nova oferta, para que sejam realizadas novas negociações e a posterior avaliação da categoria.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.