Categories: Geral

Votação do pacote do Governo do Estado vai ser retomada nesta terça-feira

Após quase duas horas de discussão, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta segunda-feira, 27, em sessão extraordinária, o requerimento do governador Eduardo Leite que convoca extraordinariamente a Assembleia Legislativa para votação dos pacotes de reforma do Estado. Foram 34 votos favoráveis e 15 contrários.

Conforme deliberação dos líderes da Casa, antes da sessão desta segunda, os nove projetos que integram a convocação extraordinária começam a ser apreciados em plenário às 14 horas e às 18 horas desta terça-feira, 28. Na quarta, quinta e sexta-feira, os parlamentares devem se reunir em três sessões: às 9 horas, 14 horas e 18 horas para vencer a pauta. As sessões extraordinárias, de acordo com o Regimento Interno da Assembleia, têm duração de quatro horas, sendo improrrogáveis.

Durante a deliberação do requerimento de convocação extraordinária, Jeferson Fernandes (PT) manifestou a contrariedade da bancada petista com a votação dos projetos em regime extraordinário durante o recesso parlamentar. Lembrou que as propostas mudam a vida dos servidores públicos estaduais, “sem a devida participação e até compreensão dos ativos e inativos sobre o que mudará em suas vidas funcionais”.

Publicidade

Juliana Brizola (PDT) declarou que sua bancada manteria a coerência e se posicionaria contrária ao pacote, pois ele não só seria negativo para os servidores estaduais, mas para o Estado também. “Este pacote não vai resolver a situação econômica do Rio Grande do Sul. Não há vontade do governo de retirar o Estado dessa calamidade, apesar dele dizer que há”, destacou.

Rodrigo Maroni (PSD) avaliou não ser apropriado, neste momento, fazer a votação dos projetos do pacote em convocação extraordinária, mesmo que haja precedente constitucional. Disse não ser adepto da teoria de que o Estado está em crise e que a solução é atacar os servidores públicos. “Fica até constrangedor votar um pacote como esse contra os funcionários públicos”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM:
MDB não apoiará projeto que aumenta contribuição previdenciária de militares
Deputada pede suspensão de votação para reforma no RS
Governador apresenta nova proposta de reforma do Magistério

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.