Começou nesta terça-feira, 1º, em todo o Rio Grande do Sul, a votação da Consulta Popular 2017/2018, que vai definir as prioridades e os projetos regionais que receberão recursos do Estado. A área de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio Pardo terá direito a R$ 2.028.571,43. Deste montante, aproximadamente R$ 700 mil (um terço) ficará para o Centro Serra.
Na região, é grande a mobilização para que a comunidade vote em uma das propostas presentes na cédula, já que existe um percentual obrigatório mínimo de participação. Sobradinho e Arroio do Tigre necessitam de 5% de adesão do eleitorado, enquanto os demais municípios do Centro Serra precisam de 6%. Em Ibarama (foto), há sete urnas que estão circulando pelo interior e uma que ficará na Estação Rodoviária.
A votação ocorre pela internet ou por SMS. Porém, as Prefeituras e os conselhos municipais de Desenvolvimento (Comudes) estão atuando com urnas itinerantes e fixas nos municípios, coletando votos pelo aplicativo. A Consulta Popular segue até a quinta-feira, 3.
Publicidade
Demandas do Vale do Rio Pardo
Em assembleias públicas microrregionais promovidas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, dez demandas foram definidas. Essas necessidades vão compor a cédula de votação nos 23 municípios integrantes da região. São elas:
1- SAÚDE
Criação e ampliação de leitos de UTI nos hospitais da região
2- AGRICULTURA
Programa gestão sustentável do solo
3- DESENVOLVIMENTO RURAL
Prevenção do êxodo rural na agricultura familiar
4- DESENVOLVIMENTO RURAL
Bovinocultura do leite – apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar
5- SEGURANÇA PÚBLICA
Investimento em tecnologia de segurança pública
6- DESENVOLVIMENTO RURAL
Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho
7- MINAS E ENERGIA
Qualificar a rede de distribuição elétrica no meio rural
8- DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Implantação de usina regional de reciclagem de resíduos sólidos
9- CULTURA, TURISMO, E ESPORTES
Qualificação e desenvolvimento do turismo no Vale do Rio Pardo
10- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Desenvolver a cultura de cooperação e empreendedorismo
Publicidade