A pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), foi ampliado o período para a população votar na Consulta Popular 2021. Previsto para se encerrar em 30 de novembro, o prazo agora termina em 15 de dezembro. O voto pode ser realizado por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular. O processo de votação começou em 22 de novembro.
Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes. A verba é distribuída de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
LEIA TAMBÉM: Corede Vale do Rio Pardo já contabiliza quase 4 mil votos na Consulta Popular
Publicidade
Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito. Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta, sendo selecionada aquela com maior número de votos.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que a ampliação do prazo de votação é importante para que possam ser atingidos os índices mínimos. “Esperávamos a prorrogação num prazo menor, mas o governo resolveu dar um período maior. Temos este tempo maior para podermos manter a mobilização por mais votos”, cita.
Na parcial liberada por volta das 16 horas desta segunda-feira, 29, o Vale do Rio Pardo soma 5.573 votos de um total de 45.648 votos no Estado. O Corede daqui ainda segue na primeira posição, seguido pelo Vale dos Sinos, com 3.049 votos. Ainda não atingiram o índice mínimo de 2% dos eleitores os municípios de Encruzilhada do Sul, General Câmara, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Publicidade
Em 2021, na primeira fase, a Consulta Popular recebeu mais de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.
Parciais por município
- Arroio do Tigre: 292
- Boqueirão do Leão: 133
- Candelária: 481
- Encruzilhada do Sul: 289
- Estrela Velha: 79
- General Câmara: 75
- Herveiras: 96
- Ibarama: 130
- Lagoa Bonita do Sul: 153
- Mato Leitão: 450
- Pantano Grande: 136
- Passa Sete: 201
- Passo do Sobrado: 235
- Rio Pardo: 425
- Santa Cruz do Sul: 662
- Segredo: 201
- Sinimbu: 279
- Sobradinho: 208
- Tunas: 83
- Vale do Sol: 320
- Vale Verde: 83
- Venâncio Aires: 249
- Vera Cruz: 313
LEIA TAMBÉM: Corede Vale do Rio Pardo é o primeiro colocado na parcial da Consulta Popular
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade