Começa nesta segunda-feira, 26, e se estende até o próximo dia 3 de novembro a votação da Consulta Popular 2020. Conforme a definição da Assembleia Regional Ampliada, todos os três projetos disponíveis para escolha da população estão ligados ao desenvolvimento rural. O projeto mais votado será executado já em 2021, com orçamento de R$ 371.428,58, enquanto o segundo fica possivelmente para 2022 e sua realização depende do orçamento do Estado. Dentre 336.118 pessoas habilitadas a votar no Vale do Rio Pardo, pelo menos 2% – o que corresponde a 6.722 eleitores – devem participar para que se obtenha aprovação.
Em função da pandemia do novo coronavírus, neste ano o processo será totalmente digital e pode ser feito tanto no site do governo do Estado quanto por meio de mensagem de texto. Das três propostas disponíveis na cédula, cada pessoa pode escolher somente uma. O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Heitor Petry, ressaltou a importância da mobilização da população para que se tenha acesso aos recursos estaduais. Ele destaca que o montante disponível é menor do que em outros anos mas, ainda assim, a região precisa manter sua tradição de buscar esses valores.
LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo começa votação da Consulta Popular
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, a pandemia também impediu a organização tradicional, contudo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) vem buscando outras formas de convencer a população a participar. Segundo Paulo Mans, presidente do Comude, um intenso trabalho tem sido feito junto às escolas. “Através do WhatsApp mobilizamos os alunos, para que eles convençam os pais a participarem da consulta popular. Esse foco estamos trabalhando com a secretaria de Educação e os diretores”, afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta.
Mans destaca que, também em função da pandemia e da proibição de aglomerações, neste ano não haverá locais de votação. A participação será exclusivamente online. “Leva só alguns minutinhos, é bem rápido. O importante é o pessoal ter o número do seu título de eleitor e fazer esse trabalho de cidadania”, salientou. Ele acrescentou que diversos projetos no município só foram possibilitados pelos recursos da Consulta Popular e reforça o pedido para que as pessoas não deixem de participar. “Já pagamos tanto imposto, então temos de indicar onde queremos realmente que pelo menos parte desse dinheiro seja aplicada”, finalizou.
LEIA MAIS: Veja quantos votos cada município precisa para receber recursos da Consulta Popular
Publicidade
Para votar
Diferentemente de outros anos, quando a votação ocorria de forma presencial em diversos pontos espalhados pelos municípios, desta vez ela é só online e pode ser feita tanto pelo computador quanto pelo celular. Basta acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br ou enviar um SMS ao número 29634, com a seguinte mensagem: RSVOTO #número do título de eleitor #número do projeto. A numeração é a que consta no quadro abaixo. Podem votar todas as pessoas com domicílio eleitoral nos 23 municípios da região.
Os projetos
Publicidade
– Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar.
– Fortalecer e aumentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar.
– Fomento à agroecologia e à produção orgânica.
Publicidade
LEIA MAIS: Definidos os projetos para a cédula da Consulta Popular