Cerca de 170 pessoas dedicaram a tarde de sábado para fazer o bem em Santa Cruz do Sul. Como parte da programação da 44ª Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs (Conarc), três ações sociais foram desenvolvidas no município. Em uma delas, cerca de 60 voluntários saíram do Parque da Cruz para a Caminhada Ecológica. Durante o trajeto, o grupo esclareceu moradores dos bairros Margarida e Monte Verde sobre a importância da separação de lixo e da destinação correta de eletrônicos, e recolheu os materiais nas casas.
André Luiz Hirsch, de 57 anos, aproveitou para despachar um rádio, três televisões, um aparelho VHS e um de parabólica que não tinham mais utilidade. “Entregaria em uma loja na semana que vem. Assim, já me livrei das coisas”, comenta o morador da Rua Louro. No fim do dia, um caminhão levou os itens para a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
A ação contou com a solidariedade das irmãs Tarcila e Larissa Coelho, de 27 e 26 anos, que são de Teresina, no Piauí. As duas contam que ficaram impressionadas com a limpeza da cidade. “Alguns moradores já fazem a separação de lixo. É tudo tão arrumadinho, tão limpo. É realmente uma diferença muito grande do que estamos acostumadas”, ressalta Larissa. “Se fizéssemos uma ação como essa no nosso estado, em qualquer bairro, até no mais nobre, recolheríamos muito mais materiais. Aqui as pessoas já estão mais conscientes”, acrescenta Tarcila.
Publicidade
Tarcila e Larissa vieram do Piauí e ficaram impressionadas com o aspecto da cidade | Foto: Rodrigo Assmann
Residencial Viver Bem recebe mais cem árvores
Enquanto uma equipe percorria ruas para recolher lixo e eletrônicos, outra plantava cem mudas de ingá-feijão no Residencial Viver Bem. Por lá, a pequena Helena Cortes Costa, de 6 anos, aprendia a importância de cuidar do meio ambiente. Com a orientação de integrantes do Rotary Club Avenida, do Grupo Escoteiro Santa Cruz e de moradores, a menina plantou uma das árvores. “É de extrema importância conscientizar as pessoas, principalmente as crianças, que é disso que depende a nossa sobrevivência”, comenta a avó, Bia Lima, 55, que reside no local.
Publicidade
A atividade contou com a participação de 60 voluntários e a supervisão do técnico agrícola Nataniel Sampaio. A ação, chamada de Viver Bem Mais Verde, foi idealizada por Ana Bachmann, moradora do residencial. Segundo ela, a intenção foi engajar a comunidade para arborizar outros pontos do Viver Bem. “Queremos deixar o residencial com uma cara melhor.”
Grupo percorreu os bairros Monte Verde e Margarida para conscientizar moradores | Foto: Rodrigo Assmann
Conarc reúne 500 jovens
Publicidade
Realizada desde quarta-feira, a Conarc reuniu cerca de 500 voluntários de 38 distritos de Rotary Internacional de diversos estados brasileiros. Ainda no sábado, foi desenvolvida mais uma etapa do projeto Minha Mochila Jeans, no qual 50 participantes descosturaram calças jeans, cortaram bolsos das peças e serigrafaram os itens. O material agora vai ser repassado para costureiras parceiras, que produzirão mochilas a serem doadas.
Segundo a coordenadora da Caminhada Ecológica, Júlia Ipê, o objetivo das ações sociais foi deixar um legado da Conarc no município. “Foi um evento tão grandioso. É como uma retribuição a Santa Cruz por sediar a Conarc. Realizamos essas ações para a comunidade”, enfatizou. A caminhada contou com o apoio do atleta olímpico Fabiano Peçanha e da academia Infit Center.
Durante a semana, a programação teve ainda palestras, grupos de discussão, treinamento e atividades artísticas. Esta foi a quarta vez que o evento ocorreu no Rio Grande do Sul. O encerramento foi no sábado à noite, na Inside, quando também foram conhecidos os vencedores do Concurso Nacional de Oratória. No domingo pela manhã, parte do grupo também participou de um City Tour.
Publicidade