As temperaturas registradas nessa segunda, com termômetros superando os 30 graus, não refletem o que os santa-cruzenses terão durante a semana. Nesta quarta-feira, 13, por exemplo, a mínima deve ficar em 5 graus. O frio fará com que os clientes voltem às lojas na busca por agasalhos, calçados e equipamentos que possam garantir a sensação de conforto.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), Mauro Spode, destaca que o desempenho das vendas tem sido superior ao apontado em 2019. Ele reforça que os comparativos costumam ser feitos com esse ano, tendo em vista que é anterior à pandemia. “Avaliar com 2020 ou 2021 pode causar uma falsa impressão dos resultados”, explica.
LEIA TAMBÉM: Frio movimenta o comércio e gera boas expectativas nos lojistas
Publicidade
Os dados do ano atual ainda não foram concluídos, mas a percepção dos lojistas é de que o frio antecipado, registrado em maio e início de junho, fez com que os clientes garantissem suas peças de agasalhos mais quentes e calçados. Os estabelecimentos que vendem eletrodomésticos também sentiram aumento da procura.
A gerente da Loja Afubra, Nádia Rohr, vê nos hábitos dos consumidores a formatação de um “novo normal”, que teria começado durante o período em que muitas pessoas estavam trabalhando de casa, durante a pandemia. “Eles chegam na loja em busca de maior comodidade para suas casas, querem mais conforto”, conta.
E para conseguir a transformação do ambiente doméstico em um espaço mais acolhedor, no momento de frio, buscam estofados, tapetes e equipamentos com melhoramento estético e funcional. “É o caso do fogão a lenha, que vem sendo aprimorado, agora, com tampo de vidro. São bonitos e de fácil limpeza”, afirma. Tem até pelego, que pode ser colocado em cadeiras e sofás para aumentar a sensação de conforto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Frio ajuda a elevar as vendas do Dia dos Namorados em Santa Cruz
É o caso da aposentada Elzira Cruzeiro Iser. Há dois anos, adquiriu um fogão de modelo tradicional. Ontem, olhava com atenção especial os mais elaborados, com tampo de vidro. “Comprei dos antigos, mas um dia quero pegar um desses”, garantiu ao olhar a variedade de opções.
Nádia enfatiza que essa busca por melhor bem-estar em casa tem aparecido em projetos dos arquitetos. “Antes, a gente não via a previsão de fogões a lenha. Agora estão aparecendo”, ressalta. Além disso, aquecedores e condicionadores de ar estão nas listas dos clientes. O equipamento que tem chamado a atenção, no entanto, é o calefator, que diz aquecer cinco vezes mais do que a lareira com sua dupla combustão.
Publicidade
A equipe da Lojas Dullius está preparada para um bom movimento nesta semana. Segundo a gerente Carina da Silva, quando a temperatura baixa, as pessoas vão para o estabelecimento garantir agasalhos. Pensando nisso, e como forma de incentivo ao consumidor, a rede varejista está com promoção especial.
LEIA TAMBÉM: O que fazer diante do aumento generalizado de preços
Na compra de duas unidades, o cliente escolhe uma terceira. É o famoso “pague dois e leve três”. A situação é repetida a cada variação de temperatura. “Deu frio, pode saber que as pessoas virão para fazer as suas compras”, afirma. Elas levam os modelos tradicionais e os lançamentos da estação.
Publicidade
Além da questão de bem-estar, em que a prioridade é tornar o ambiente residencial mais confortável, citada pela gerente da loja Afubra, Nádia Rohr, o novo normal é notado pelos empreendedores do varejo.
O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, diz que o cliente está mais atento e observador do que antes da pandemia. “Além disso, agora eles acionam o comércio por mecanismos como WhatsApp e pegam as informações completas para efetua as compras. E isso é irreversível”, conta.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.