Categories: ColunistasRegional

Volta às aulas

O clima lá em casa, neste fim de semana, será de expectativa e ansiedade. Para as crianças, serão os dois últimos dias das longas férias de verão, que terminam nesta segunda-feira, com a volta às aulas. A semana toda foi marcada por complexos preparativos, que envolveram separar o material escolar e etiquetar uma infinidade de cadernos – um para cada disciplina.

Em anos anteriores, tentamos apostar em cadernos maiores, com capacidade para comportar várias matérias, cada qual separada das demais por capas internas. Mas não deu certo. O resultado foi um embaralhamento de conteúdos que se transformava em pesadelo na hora de estudar para as provas. Eram cálculos de Física nas folhas destinadas a Matemática, referências a autores da Literatura Brasileira perdidas entre listas de pronomes, exercícios de Espanhol no meio de sentenças em Inglês.

Argumentaram que tais descuidos ocorreram devido à semelhança entre tais disciplinas. No caso da Física e da Matemática, até engoli a desculpa. Mas confundir Inglês e Espanhol… in this story no podía creer.

Publicidade

l l l

No caso das três gurias, o mais complicado, contudo, é encontrar, comprar, distribuir e organizar o que elas chamam de “miudezas”. Por miudezas entendem um arsenal interminável de canetas de diferentes cores, fardos de lápis e canetinhas, tesouras, réguas, marcadores de texto, borrachas na forma de bichinhos… Neste ano, a Isadora, a mais velha das três, me pediu até um minigrampeador. Fiquei muito intrigado com o pedido: para que um grampeador em sala de aula?

– Ora, pai… para grampear.

Publicidade

Por sua vez, Ágatha, a caçula, reivindicou que pelo menos alguns de seus cadernos deveriam ter, na capa, estampas do Naruto, o pequeno ninja dos animes que virou sucesso entre a garotada. Com um sonoro “tá boooom”, ainda concordou que a maioria deles poderia ter capas genéricas – o que torna o preço dos cadernos mais acessível. Mas ao menos três deveriam ser do Naruto.

Não para por aí. A traquinas planeja, para o primeiro dia, uma entrada triunfal em sala de aula, vestindo seu manto Akatsuki, que ganhou de Natal. Trata-se de uma longa túnica que a cobre dos pés ao pescoço, adornada com o emblema de certo clã ninja do anime.

Quando revelou-me seus planos, fiquei preocupado. Argumentei que não se deve ir fantasiado para a escola, salvo em datas especiais. E quis saber se ela não acabaria distraindo a si e aos colegas, com aquele traje incomum em sala de aula.

Publicidade

Mas a marota assegurou que ocorreria justamente o contrário. Argumentou que os ninjas – e, nisso, se inclui – são famosos por sua grande capacidade de manter o foco e a concentração.

E desafiou:

– Pode conferir o resultado, quando chegar o boletim.

Publicidade

l l l

Abrir precedente aos cadernos do Naruto nos forçou a fazer concessões também para as irmãs da Ágatha. Isadora pediu cadernos do Stranger Things e Yasmin, a do meio, impressionou-se com as capas do famoso The Walking Dead, o interminável seriado sobre um apocalipse zumbi. Mas ficamos reticentes diante das tenebrosas imagens de mortos-vivos e acertamos um meio-termo: um caderno com a Michonne empunhando sua afiada Katana, a espada japonesa. Ou seja: mais um tema meio ninja…

Yasmin também adorou um caderno com o desenho de uma simpática preguiça, debruçada sobre um galho, segurando um copo de café. Ainda perguntei se um caderno com uma preguiça na capa não lhe causaria certo esmorecimento – uma sensação de apatia e sono em meio aos estudos. Mas Yasmin garantiu que não.

Publicidade

– Olha bem, pai: ela está segurando café…

l l l

E, em meio a esse arsenal todo, também embarcará nas mochilas um volume respeitável de máscaras contra a Covid, considerando-se as de uso imediato e as de reserva, e frascos de álcool em gel. Itens ainda muito necessários, mas que possivelmente se tornarão dispensáveis à medida que avança a vacinação e esmorece a pandemia. Pelo menos, assim espero.

LEIA TODAS AS COLUNAS DE RICARDO DÜREN

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.