Em um julgamento que durou mais de seis horas nesta sexta-feira, 4, os volantes do Internacional, Nilton e Wellington foram suspensos por cinco meses pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A sessão na Quarta Comissão Disciplinar do órgão, no Rio de Janeiro, começou por volta das 16 horas e só retornou depois das 22 horas. A pena é retroativa ao período em que os atletas já estavam suspensos preventivamente por terem sido flagrados em exames antidoping, no caso, em 9 de novembro. Como já cumpriram quase um mês até o momento, ambos poderão retornar aos gramados em abril.
Os jogadores, que compareceram à sessão, poderiam ter ficado até quatro anos fora das atividades ligadas ao futebol. Em razão da decisão ter sido em primeira instância, eles ainda podem recorrer ao Pleno do STJD para buscar a absolvição ou redução da pena. Caso sofram nova derrota, cabe novo recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça. A Procuradoria também tem direito a entrar com recurso. Os advogados do clube se reunirão com o departamento jurídico para tomar uma decisão. Nilton e Wellington testaram positivo para hidroclorotiazida e clorotiazida, em três jogos disputados em setembro, entre Copa do Brasil e Brasileirão.
As duas substâncias são classificadas como diuréticos, ou seja, provocam o aumento da quantidade de urina e ajudam a expelir mais rapidamente líquidos e outras substâncias do corpo. Por isso, segundo especialistas ouvidos no julgamento, servem também para mascarar o uso de outras drogas e são consideradas proibidas pelo Regulamento de Controle de Doping da CBF e pela Wada, Agência Mundial Antidoping. A decisão do STJD foi unânime, com três votos – do relator Leonardo Andreotti, o do auditor Marcelo Coelho e o presidente da Turma, Wanderley Godoy Júnior – a favor de cinco meses de suspensão. A defesa queria reduzir para três meses, mas o pedido foi negado.
Publicidade
TREINO FECHADO PARA ENCAMINHAR A EQUIPE
Dentro de campo, o técnico Argel Fucks optou por fechar o penúltimo treino na tarde desta sexta-feira, 4, no Beira-Rio. O Colorado enfrenta o Cruzeiro neste domingo, 6, às 17 horas, no Beira-Rio, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. Uma certeza é que Alisson retorna depois de cumprir suspensão no empate em 1 a 1 com o Fluminense no domingo passado, no Rio de Janeiro. Sem o meia e capitão D’Alessandro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Alex e Andrigo disputam uma vaga no meio-campo. A tendência é que Alex, recuperado de lesão na panturrilha direita, comece entre os titulares. No ataque, o argentino Lisandro López tratou um desconforto muscular na coxa esquerda e vai para o jogo. O Inter deve a campo com Alisson; William, Paulão, Ernando e Artur; Nico Freitas, Rodrigo Dourado, Anderson e Al ex ou Andrigo; Vitinho e Lisandro López.
Publicidade