Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUÍS FERNANDO FERREIRA

Você vai acreditar que é capaz

Passou pelos cinemas o documentário Super/Man – A História de Christopher Reeve, sobre a vida do ator que encarnou um dos mais famosos super-heróis. Reeve eternizou-se nas telas e no imaginário como o Homem de Aço. Quando o primeiro filme da série Superman foi lançado, em 1978, a frase de divulgação era: você vai acreditar que um homem pode voar.

Por uma dessas ironias sem graça do destino, o homem capaz de voar morreu cedo, aos 52 anos – nove anos após um acidente que o deixara tetraplégico, incapaz de qualquer movimento do pescoço para baixo. Em razão dos 20 anos do falecimento de Reeve (outubro de 2004), houve a estreia do documentário e a reexibição nos cinemas do primeiro Superman. Esse eu fiz questão de ver, até por curiosidade nostálgica.

LEIA TAMBÉM: O mundo à luz do dia

Publicidade

Superman foi o primeiro filme que assisti na grande sala escura, em 1978. Teria alguma coisa a me dizer hoje, aos 51 anos, com olhos bem mais opacos do que na infância? Continuaria interessante ao menos como passatempo, ou teria envelhecido mal como outros do gênero?

Minha impressão foi positiva: ainda funciona como cinema, como espetáculo, apesar das limitações técnicas. Admirável pelo modo como consegue atiçar nossa disposição para a fantasia, mesmo no mirabolante ato final – que alguns consideraram exagerado demais.

Vou partir do princípio (duvidoso) de que todos já viram esse filme e contar o fim. Superman encontra Lois Lane morta após um terremoto provocado pelo vilão Lex Luthor, e se desespera. Se ele tivesse sido mais rápido e focado, como dizem os coaches, teria chegado a tempo de salvá-la. Mas descobre uma solução.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: No campo da irracionalidade

Ao voar repetidas vezes em torno da Terra, no sentido contrário ao de rotação, Superman desenvolve uma velocidade tão alta que faz o planeta girar ao contrário. Com isso, também consegue reverter o tempo e evitar a tragédia. Delírio puro. Mas só aí descobrimos qual é o maior poder do Homem de Aço, que o torna fascinante mesmo para adultos.

Não é a força descomunal, a visão de raios-x, o corpo à prova de balas ou a autonomia de voo. É a capacidade de fazer o tempo retroceder e salvar as pessoas que ama. Quem, em algum momento da vida, nunca sonhou com isso?

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE LUÍS FERNANDO FERREIRA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.