Categories: Cultura e Lazer

Você sabe como preparar sashimi? Veja receita e história do prato

O sashimi é uma iguaria clássica da gastronomia japonesa. O nome sashimi vem do japonês sashi (“furado” ou “preso”) e mi (“corpo” ou “carne”), significando “carne furada”. A explicação para o nome está na técnica de pesca dos peixes utilizados na preparação dos sashimis. Uma teoria afirma que eles eram cortados em pequenos pedaços e pendurados por anzóis, antes de serem servidos na refeição, daí o significado.

Para o preparo do sashimi, os ingredientes essenciais são as carnes de peixe e os frutos do mar, ambos sempre frescos, cortados em pequenas fatias e levados à mesa com molhos como o de soja, o tempero japonês feito com nabo denominado wasabi e ainda gengibre ralado ou ponzu, um molho de limão.

Os sashimis dominaram o mundo ocidental e são muito apreciados em quase todos os países. O atum é a carne de peixe mais amplamente empregada no preparo dessa iguaria, seguido de perto pelo salmão e o peixe branco. No Japão, os sashimis são quase sempre o primeiro prato de uma refeição formal, isso para que o tempero dos outros pratos não interfira no paladar na hora de comer. Há uma intensa simbologia nesse gesto, pois reflete o gosto cultural do Japão pela delicadeza. A seguir, saiba como preparar o sashimi de salmão!

Publicidade

LEIA MAIS: Aprenda a fazer um delicioso choripan para acompanhar o churrasco

Com o que e como fazer*

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 quilo de filé de salmão
  • Molho de soja (shoyu) a gosto
  • Wasabi a gosto
  • Cebolinha verde a gosto

Preparo: o ideal é comprar o salmão fresco para o preparo, pois o congelado fica muito aguado ao descongelar e com menos sabor. Afie bem uma faca grande e tenha à mão papel toalha para ir limpando a faca. Vire o filé com a pele para cima e retire-a, cortando rente à carne com cuidado. Retire a parte escura – a gordura – que cobre parte da carne. Depois seque bem o salmão com papel toalha, apertando levemente este para tirar um pouco da umidade. Corte no sentido longitudinal, dividindo em duas partes. Corte também rente à barriga a parte final, deixando somente a carne alaranjada para preparar o sashimi. Depois corte em pequenas fatias com a faca inclinada e em fatias com cerca de meio centímetro de espessura. Cuidadosamente, arrume as fatias numa travessa ou bandeja, ou em pratinhos individuais, e disponha os potinhos de molho de soja e de wasabi para acompanhar! Decore a seu gosto com o nabo, a cenoura e o que mais sua imaginação desejar.

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a preparar o risoto de peito de ganso defumado

Publicidade

Você sabia?

A palavra “soja” vem da palavra japonesa para molho de soja, “shoyu”. O shoyu é feito de quatro ingredientes básicos: soja, trigo, sal e agentes de fermentação, como leveduras. Mas as variedades regionais podem resultar em diferentes cores e sabores.

Existem muitos tipos de molho de soja. Eles podem ser agrupados com base em seus métodos de produção, variações regionais, cores e diferenças de sabor. O molho tradicional é feito pela imersão da soja em água e por torrefação e moagem do trigo. Em seguida, a soja e o trigo são misturados com uma cultura de fungos, mais comumente Aspergillus, e deixados por dois a três dias para se desenvolver. Em seguida, são adicionados água e sal, e toda a mistura é deixada em um tanque de fermentação por cinco a oito meses, embora alguns tipos possam envelhecer mais.

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a fazer tilápia à provençal

Publicidade

Fala Baco

Há um bom tempo, degusto rótulos de vinhos argentinos produzidos na Patagônia, em Neuquém, oriundos das bodegas NQN, Humberto Canale e Del Fin Del Mundo principalmente. Esta última bodega é pioneira na produção de vinhos na região, tendo sua primeira vinificação datada em 2002. Conta com mais de 800 hectares de vinhedos plantados que dão origem a 10 milhões de litros de vinhos e espumantes.

Por lá é produzido o excelente blend comentado desta semana, o Del Fin Del Mundo Gran Reserva 2019, um delicioso corte de quatro castas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, com estágio de 24 meses em barrica de carvalho francês (70%) e americano (30%).

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer chivito

Publicidade

Possui coloração rubi intenso e turvo, e lágrimas lentas e gordas. Denota um amplo leque ao nariz com frutas negras maduras (amoras, ameixas, mirtilos, cereja), chocolate, côco e baunilha. Em boca é sedoso e carnudo, equilibrado e elegante, com taninos macios e amplo final, mesmo com aporte de madeira, esta bem integrada. Tem acidez saliente, o que faz salivar e pedir companhia de comida.

Vai muito bem com uma parilla argentina, picanha na brasa, cortes suínos, cordeiro, massas com molhos estruturados e queijos de média cura.

Possui 14,8% de graduação alcoólica, e o ideal é que seja servido na temperatura de 16 graus.

Publicidade

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda uma deliciosa receita de yakisoba

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.