Se tem uma coisa que nem todo mundo se preocupa na hora de dirigir é com a própria saúde. A maior preocupação sempre é com a segurança e chegar aos compromissos na hora certa. No entanto, deixar de reservar um tempinho para observar o conforto e outros itens dentro do veículo pode evitar que você sofra dores ao fim do dia. A fisioterapeuta Raquel Silvério, consultada pelo site M de Mulher, listou os nove erros que as pessoas cometem quando dirigem e que fazem mal à saúde. Confira:
1. Banco muito pra frente: quando isso acontece, os joelhos ficam mais dobrados que o necessário e os pés, próximos aos pedais, o que aumenta a flexão do tornozelo. “Consequentemente, ocorre o aumento da flexão dos quadris, e a alteração postural acaba provocando dores e comprometendo o fluxo sanguíneo”, afirma Raquel.
2. Inclinação do banco inadequada: é preciso apoiar toda a região lombar, que vai da parte inferior mais próxima ao glúteo até o meio das costas.
Publicidade
3. Usar salto ou plataforma: além de não ser seguro, dirigir com salto torna o movimento das pernas mais cansativo, aumentando as chances de cãibras e dores.
4. Pegar o volante de forma errada: se as mãos ficarem muito altas ou muito baixas, pode provocar tensão nos músculos dos ombros e do pescoço.
5. Espelhos desajustados: mexer o tronco e o pescoço repetitivamente também ajuda a causar dores nas costas e torcicolos.
Publicidade
6. Mexer no rádio: além de distrair, movimenta o corpo e pode provocar dores no ombro e no tronco. O ideal é sintonizar a rádio antes de iniciar a viagem.
7. Dirigir por longos períodos: se fizer isso por uma hora e meia sem esticar as pernas, saiba que poderá provocar cãibras e trombose. É melhor dar uma paradinha para se alongar!
8. Pegar coisas no banco de trás: mudanças drásticas de posição podem causar torcicolos bem graves.
Publicidade
9. Usar o celular: você sabe que é proibido por lei, né? Mas além de ser uma infração gravíssima e provocar prejuízos na conta bancária, ainda faz com que você realize movimentos inadequados, como segurar o telefone entre a cabeça e o pescoço ou ficar com o pescoço para baixo. Isso sobrecarrega os músculos e causa desconforto, dor e torcicolo.
This website uses cookies.