Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ressoando em cores

Vítimas de abuso infantil realizam mostra de artes aberta ao público em Venâncio

O dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. Para marcar a data em Venâncio Aires, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza até esta terça-feira, 31, a mostra Ressoando em Cores. A exposição, com trabalhos feitos pelas crianças e adolescentes durante as oficinas de arteterapia ministradas pela professora Voní Eidt, estará aberta ao público das 9h30 ao meio-dia e das 13h30 às 16 horas.

O prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim e os secretários que atuam na rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência no município visitaram a exposição na última semana e destacaram a importância da arte na expressão dos sentimentos individuais e ressocialização do indivíduo. “Nós temos o entendimento da importância desse trabalho em rede: saúde, educação e assistência social. E oportunizar cultura nesses momentos de fragilidade é fundamental para valorizar essas crianças e ressignificar a beleza da vida de cada uma delas”, destacou o prefeito.

LEIA TAMBÉM: Ministério Público denuncia padrasto e mãe de menina por estupro de vulnerável

Publicidade

O último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que os registros de abusos, agressões e maus-tratos contra crianças de 0 a 9 anos mais que triplicaram. A violência ganha formas diferentes. Negligência e abandono, abuso sexual, violência física ou psicológica, torturas e trabalho infantil são as mais comuns. Em praticamente 98% dos casos, o agressor é um familiar. Apenas no Creas Venâncio Aires, são 30 famílias em acompanhamento de abuso atualmente.

A arteterapeuta Voní Eidt, curadora da mostra, realiza oficinas com pinturas, bordados, costuras, forração francesa, textos, entre outros, com crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social e medidas socioeducativas. Também trabalha com um grupo LGBTQI+ no Creas e Cras do Bairro Battisti. “Existem momentos de integração, trocamos ideias, permitimos a autoria de pensamentos e expressões. Quem vier visitar nossa exposição poderá sentir um pouco de todos esses olhares e sentimentos”, ressalta Voní.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.