Categories: Esportes

Visa vai reavaliar patrocínio após escândalo na Fifa

Uma das principais parceiras da Fifa, a Visa se manifestou nesta quinta-feira, 28, sobre o escândalo de corrupção que abalou a entidade máxima do futebol na quarta e fez a mais dura declaração, dentre os patrocinadores, sobre o caso. A empresa norte-americana ameaçou romper seu contrato se a Fifa não conseguir “recuperar sua reputação”.

A Visa cobrou uma mudança de postura da entidade para coibir novos casos de corrupção. “Começa com a reconstrução de uma cultura mais forte de práticas éticas com o objetivo de recuperar a reputação dos jogos para os fãs de todo o mundo”, registrou a empresa. “Se a Fifa falhar nesta meta, informamos aos seus dirigentes que vamos reavaliar nosso patrocínio.”

A empresa se refere à investigação da Justiça dos Estados Unidos e da Suíça que atingiu a Fifa nesta quarta. Sete cartolas foram presos em Zurique, na véspera do início do congresso da entidade, incluindo o ex-vice-presidente Jack Warner e o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Eles são acusados de receber propinas milionárias em diferentes negociações.

Publicidade

A Visa se manifestou sobre o caso um dia depois de outros patrocinadores, como McDonald’s, Adidas, Coca-Cola e AB-Inbev, dona da marca Budweiser. As três empresas manifestaram suas preocupações na quarta, mas em tom mais ameno que o da Visa.

A repercussão do caso com os patrocinadores preocupa a Fifa porque estas empresas respondem por quase um terço do faturamento da entidade. Números recentes mostram que a Fifa arrecadou US$ 5,7 bilhões entre 2011 e 2014, incluindo os lucros obtidos com a Copa do Mundo do ano passado. Patrocinadores e parceiros comerciais foram responsáveis por US$ 1,6 bilhão desta soma.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.