Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rede estadual

Violência nas escolas será monitorada diariamente

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está lançando o mapeamento online do programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O procedimento irá permitir que as instituições de ensino insiram dados no site da Cipave e acompanhem em tempo real o seu desempenho. A partir de 1º de fevereiro, uma aba na página inicial vai direcionar a escola para um questionário de 19 perguntas e a cada três meses será divulgado um novo levantamento. 

“Com o acompanhamento permanente, a direção da escola terá condições, inclusive, de se antecipar aos fatos, diminuindo as ocorrência de violência. É uma ferramenta de gestão importante”, ressaltou o secretário de Educação, Ronald Krummenauer.

Uma das novidades é o gráfico de desempenho. Cada diretor terá login e senha para inserir diariamente os seus dados. No momento em que as respostas forem incluídas, um gráfico se abrirá na tela e irá permitir que as escolas acompanhem o resultado de suas ações. Inclusive, poderão comparar os seus dados com outras instituições.

Publicidade

Videoaulas

Segundo a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, o grande diferencial do mapeamento online é que as escolas poderem inserir novos dados diariamente. Além disso, no site haverá um tutorial e uma videoaula para mais esclarecimentos. “Estamos já anunciando o novo sistema para que as escolas se mobilizem, aprendam a inserir as respostas e participem. Isso vai melhorar muito o mapeamento e irá possibilitar que novas metas e estratégias de combate à violência sejam traçadas”, explica. Até o ano de 2017, as escolas respondiam ao questionário disponibilizado no Google Drive. Esse levantamento ocorria a cada seis meses. Agora, o questionário pode ser respondido de forma online no site da Cipave, e os dados podem ser incluídos todos os dias.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.