Regional

Vinho de Encruzilhada do Sul recebe prêmio internacional

O vinho Rare Blend Tannat, da Pedras da Quinta Vinhos Autorais, de Encruzilhada do Sul, recebeu a distinção Gran Ouro no Brazil Wine Challenge, por ter alcançado uma pontuação superior a 93 pontos. Realizado nos dias 16 a 19 de julho em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o concurso teve mais de mil amostras inscritas, oriundas de 15 países e 191 empresas. O corpo de jurados reuniu 85 enólogos, sommeliers, jornalistas e outros profissionais da área, de várias nacionalidades, para premiar 322 vinhos em diferentes categorias e distinções.

Conforme o advogado Diogo Durigon, um dos sócios da Pedras da Quinta, o rótulo premiado é um corte de três vinificações feitas a partir da uva tannat, resultantes de três safras consideradas perfeitas, e que passaram por rigorosos e inovadores processos conduzidos pelo enólogo Joel Ferrari. Mais tarde, foram maturadas em períodos variados de 16 a 22 meses em quatro diferentes barricas novas da empresa francesa Seguin Moreau, feitas de carvalho francês e americano, com composições e tostas diversas.

LEIA TAMBÉM: Ike+: “1ª Mostra de Azeites e Vinhos da Serra do Sudeste”

Publicidade

“Todos esses processos geraram um vinho potente, de guarda e que traz uma expressão incrível”, afirma. A soma de todos os fatores citados, acrescenta Durigon, possibilitou a criação de uma bebida única e que faz parte de algumas das cartas de vinhos mais importantes do País, como a do Hotel Copacabana Palace, do Rio de Janeiro. Esse reconhecimento em um dos eventos mais importantes e competitivos da América do Sul, acrescenta, é a coroação de um trabalho de excelência feito em todos os vinhos da Pedras da Quinta.

Durigon entende que a entrada dos rótulos da empresa em cartas icônicas em nível nacional deve-se à proposta de produzir em quantidade menor, com padrões de qualidade muito elevados e buscando oferecer vinhos com muita expressão e personalidade.

LEIA TAMBÉM: Clima prejudica safra de uva no Vale do Rio Pardo

Publicidade

O Rare Blend Tannat foi uma produção única e que rendeu somente 1,2 mil garrafas. “Não sei quando teremos outra, pois são necessárias duas ou três ótimas safras para podermos elaborar”, observa. Para quem quiser experimentar, o vinho está disponível em Santa Cruz do Sul no Brás 1532, La Campana e Restaurante Vulgo Vito.

Encruzilhada do Sul faz parte de uma região conhecida como Serra do Sudeste, vista como uma das zonas de viticultura mais promissoras do País. Isso se deve ao terroir (extensão de terra cultivada) considerado único em função da combinação de altitude, temperatura, amplitude térmica, umidade, incidência solar e distribuição das chuvas, entre outros. Tudo isso cria um ambiente propício para o cultivo de uvas de qualidade superior e, portanto, próprias para a produção de vinhos do mesmo patamar.

LEIA TAMBÉM: Clima, solo e relevo: o segredo dos vinhos da Serra do Sudeste

Publicidade

Brazil Wine Challenge

O Brazil Wine Challenge existe desde 2002 e em 2024 chegou à 12ª edição, organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). É considerado o principal concurso internacional de vinhos do Brasil e o único com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Neste ano, 1.037 amostras foram avaliadas por 85 especialistas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai. Além de reconhecer e premiar a qualidade das bebidas, serve como uma ferramenta de marketing para as vinícolas e uma referência para o consumidor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.