Comprometido com a promessa. É assim pode ser definido o técnico Adão Valter Guimarães, mais conhecido como Cigano. À frente da Associação Esportiva Sobradinho desde junho, o professor Cigano trouxe harmonia à equipe, que conseguiu a classificação para a semifinal da Série Prata do Futsal Gaúcho, no último sábado, 31, jogando em casa contra o Guarany de Espumoso. Mas no princípio, as “coisas” não eram as melhores. Guimarães lembra quando chegou a Sobradinho, na tarde de quarta-feira, 24 de junho. “Eu sabia que a situação era precária, mas não tanto quanto encontrei.
O problema não era só falta de estrutura, era ver o semblante dos jogadores que não acreditavam no time em que jogavam. Eles estavam desmotivados, sem forças de lutar pela classificação, quiçá pelo título”, recorda. E não eram só os jogadores que estavam cabisbaixos, a diretoria também foi afetada. “Conversei diversas vezes com o presidente Moacir e disse: se vocês não acreditarem em mim, a gente nunca vai sair desse problema. Jogar jogo por jogo, quando perde fica bravo e quando ganha é só folia, não adianta. Temos que pensar num todo”, comenta. Foi a partir disso que o time deu uma guinada para o que está acontecendo hoje. Embora Cigano tenha achado por algumas vezes que nada daria certo, ele nunca deixou de acreditar no time, na diretoria, nos jogadores e na torcida. “Conseguimos tirar o que cada jogador possui de melhor em quadra. Muitos atletas começaram a mudar suas atitudes e acreditar mais”, garante.
O time passou a ter uma forma mais harmoniosa. Cigano disse que a demonstração mais recente disso foi o jogo do último sábado contra o Guarany, onde a equipe mostrou que joga bem postada em quadra e que não há mais aqueles erros que se cometia antes. “Hoje temos uma postura de equipe, que indiferente do placar favorecer ou não, sempre acredita que é possível”, destaca. O técnico comenta, também, que a chegada dos jogadores Antônio e Macdoval qualificou ainda mais o time. “Nosso ataque ficou melhor. Até a diretoria começou a acreditar mais”, diz.
Publicidade
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA DO JORNAL GAZETA DA SERRA
Publicidade