A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, de Vila Ferraz, em Vera Cruz, realizou nessa quinta-feira, 25, as festividades em homenagem aos colonos e motoristas. Neste ano, a principal atração foi o desfile, no trecho entre a paróquia e o salão da comunidade, e que reuniu em torno de 300 pessoas. Tendo como tema os 200 anos de presença luterana no Brasil, também evidenciou o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e a comemoração pelos 160 anos da Comunidade Evangélica de Vila Ferraz.
Conforme o presidente Marco Fischborn, que está à frente da comunidade nos últimos oito anos, a programação mais uma vez foi desenvolvida com o intuito de relembrar a importância dos imigrantes que tanto trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento. Logo após a concentração em frente à Paróquia, por volta das 9 horas, foi iniciado o desfile. No trajeto, os participantes puderam homenagear o trabalho dos colonos, especialmente o desenvolvimento da cultura de tabaco, com carro temático demonstrando desde a semeadura das mudas até a colheita.
LEIA MAIS: Desfile em Ferraz homenageia bicentenário da imigração alemã
Publicidade
Além disso, foi prestada rápida homenagem às famílias atingidas pelas enchentes no início de maio e ao trabalho dos profissionais e voluntários que atuaram nos resgates das vítimas. O desfile encerrou-se com apresentação da bandinha Acordes de Ouro, que garantiu a animação do público e abriu a programação musical logo após o almoço servido no pavilhão da comunidade. Durante a tarde, também se apresentaram as bandas The Willers e Flor da Serra.
Os valores arrecadados com o almoço e as demais programações festivas da comunidade, segundo o presidente, serão revertidos para a obra de construção do novo salão, com previsão de ser inaugurado já para os festejos de 25 de julho do próximo ano. A estimativa é de que mais de 1,5 mil pessoas tenham participado da programação.
LEIA TAMBÉM: Feira da Produção já soma público de 30 mil pessoas
Publicidade
Retomada
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, acompanhou a programação em Vila Ferraz e destacou que o momento é de significativa retomada dos eventos, após o período de calamidade pública enfrentado no Estado pelas inundações. Nesse sentido, citou os festejos do Colono e Motorista em toda a região e também a Feira da Produção, iniciada nessa quarta, 24, e que deve movimentar o município de Vera Cruz até domingo, 28.
Falou, ainda, sobre a relevância de marcar a passagem do 25 de Julho, tendo em vista as contribuições deixadas pelos imigrantes, por sua coragem e trabalho, para o desenvolvimento. Ressaltou que a Feira da Produção, neste ano em sua 14ª edição, igualmente tem esse propósito, já que dá espaço também para a exposição dos produtos oriundos do interior.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙