A Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires recebeu a confirmação do primeiro caso de dengue no município neste ano. A doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foi confirmada, segundo o coordenador do setor, Gabriel Alves, em uma menina de 12 anos, moradora do Bairro Cidade Nova, que voltou de viagem no dia 4 de janeiro. Ele explicou que se trata de um caso importado do nordeste brasileiro.
Mesmo assim, a Vigilância está preocupada pois o Município está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, possibilitando a contaminação. Assim, seguem os trabalhos de aplicação de larvicidas nos bairros que registram o maior número de focos do inseto: Centro, Aviação e Cidade Alta. Além disso, essa semana está sendo feito levantamento para verificar o índice de infestação.
Conforme Gabriel, é fundamental que os moradores de todo o município colaborem com a prevenção à proliferação dos mosquitos. As principais medidas a serem adotadas são:
Publicidade
Entre os principais sintomas apresentados por quem é diagnosticado com dengue estão: dor de cabeça, febre, coceira, dores nas articulações, músculos e olhos, manchas vermelhas na pele e vermelhidão nos olhos. Alves orienta que, em casos de suspeita, é necessário procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, beber muito líquido, repousar e usar repelente.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.