Regional

Vigilância Sanitária apreende medicamentos irregulares em Venâncio Aires

Na manhã do último sábado, 31, a Vigilância Sanitária de Venâncio Aires recolheu medicamentos que apresentavam uma série de irregularidades, desde relacionadas à procedência até a forma como estavam sendo distribuídos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alan Flores da Rosa, a ação foi resultado de uma denúncia feita ao setor, ainda na noite anterior, que apontava como ponto de armazenamento desse material, uma igreja evangélica, localizada em Vila Mariante. As informações levadas pelo denunciante apresentavam fotos e vídeos das caixas e cartelas de remédios.

LEIA TAMBÉM: Veja como fica lista de medicamentos ofertados pelo programa Farmácia Popular

Publicidade

Conforme a procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina, o assunto também está sendo encaminhado ao Ministério Público. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, a denúncia feita através de vídeos e fotos dos produtos foi comprovada no momento em que o setor esteve no local.

“Uma série de fatores levaram a essa apreensão. Estavam mal acondicionados, sem nada que comprovasse a procedência, alguns sem embalagem, fracionados, outros sem data de validade, inclusive havia medicamentos controlados. A falta de profissional habilitado para manuseio e entrega e sem terem prescrição médica, foram outros fatores irregulares que encontramos no local”, destaca Alves.

LEIA TAMBÉM: Anvisa aprova projeto-piloto para bula digital de medicamentos

Publicidade

Conforme ele, os produtos foram levados para o prédio da Vigilância e aguardam a defesa dos responsáveis pelo local onde foram encontrados. É uma situação preocupante, conforme destaca ao secretário de Saúde, já que o uso incorreto de medicamentos pode levar a internações desnecessárias e até à morte.

“Os medicamentos administrados de forma errada podem afetar os pacientes com consequências imprevisíveis, que vão desde uma reação adversa a lesões temporárias ou permanentes, isso sem falar da morte do paciente. Doses inadequadas de remédios podem causar diversos impactos na saúde, inclusive overdose da substância no organismo, que leva à intoxicação, dependendo do tipo de medicação e quantidade usada”, alerta Alan.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.