O temporal com vento, chuva e granizo que caiu sobre Venâncio Aires no fim da tarde desta sexta-feira, 2, alagou diversas ruas de Venâncio Aires, causou destelhamentos e danos em lavouras. Devido aos graves estragos e à confirmação de um óbito em razão das chuvas, a Prefeitura decidiu cancelar o 2° Festival Gastronômico e Cultural marcado para este final de semana, no Parque do Chimarrão.
Segundo informações da Defesa Civil, o prefeito Jarbas da Rosa reuniu secretários para tratar dos problemas. Diversas ruas do Centro foram interrompidas por volta das 19 horas por causa do volume de água acumulado, principalmente na Rua Sete de Setembro. O telefone 193, do Corpo de Bombeiros, deve ser utilizado para comunicar estragos ou solicitar lonas. Em algumas horas, um decreto de emergência deve ser emitido pelo Município.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem chuva abaixo da média pelo terceiro mês consecutivo
Publicidade
Em cerca de 10 minutos, lavouras que estavam no ponto ideal de colheita, com a parcela do meio pé para a ponteira, foram destruídas. As regiões mais atingidas foram as de Linha Hansel e Bela Vista, a cerca de 8 e 10 quilômetros da cidade, como explicou o agricultor Carlos Ruppenthal, de 54 anos, por telefone, ao Portal Gaz. Ele reside na primeira dessas localidades e, conforme ele, foi uma chuva muito forte, por volta das 19 horas. “Desabou o mundo”, definiu ele.
Ruppenthal enfatizou a sua frustração pois a colheita já se encaminhava para o final, e no início da safra já tiveram problema com granizo. A família, envolvendo ainda o filho Marcelo, de 32 anos, e o irmão Sérgio Luis Ruppenthal, plantou 300 mil pés nesta temporada, e a expectativa era ter colhido 11 arrobas por mil pés. “Mas agora vai ser difícil, porque meu irmão foi conferir as plantações depois do granizo e ele disse que sobrou pouco”, referiu Carlos, que optou por deixar para a manhã deste sábado, 3, ir conferir os estragos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Abertura da Christkindfest é cancelada devido à chuva
Pela avalição dele e pelos relatos que teve de outros vizinhos, o temporal atingiu uma faixa de cerca de 20 quilômetros, e poderia ter alcançado as plantações de dezenas de agricultores. Vídeos foram compartilhados em grupos de WhatsApp. Sérgio Ruppenthal igualmente conseguiu filmar os estragos em suas lavouras de tabaco.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.