Municípios do Rio Grande do Sul registraram queda de neve e chuva congelada na tarde dessa quarta-feira, 28. Em Gramado, na Serra Gaúcha, a neve encantou os turistas. No Vale do Rio Pardo, os fenômenos foram registrados pelo menos em Encruzilhada do Sul, Boqueirão do Leão, Passa Sete, Gramado Xavier, Herveiras, Sobradinho e Mato Leitão.
A meteorologista Estael Sias, da MetSul, explicou as diferenças entre neve e chuva congelada. Segundo ela, quando o floco de neve sai de dentro da nuvem, ele precisa encontrar, na viagem até o solo, uma temperatura baixa suficiente para manter suas características. “O floco de neve é muito leve e tem aquele efeito pluma. Quando vai caindo, vai sendo levado de um lado para outro, é uma caída bem lenta.”
LEIA MAIS: Onda de frio: confira previsão dia a dia
Publicidade
Já a chuva congelada é quando o floco de neve sai de dentro da nuvem que está em uma área de temperatura negativa, passa por área de temperatura um pouco mais alta, derrete e, quando chega à superfície, encontra uma temperatura baixa e volta a congelar. “Ele muda de estado e, por isso, muitas vezes cai como um granizo miúdo, que é a neve granular. Tem um aspecto de granizo opaco, miudinho e faz até um barulho quando cai, ou tem o aspecto de neve, mas não tem a caída lenta”, completa Estael.
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEOS: Gramado e São Francisco de Paula registram neve e temperaturas negativa
Segundo a MetSul Meteorologia, registros de neve no Vale do Rio Pardo já aconteceram outras vezes, mas há bastante tempo. A explicação é que a altitude não é tão elevada na região central do Estado a ponto de fazer com que a neve apareça de modo recorrente. Contudo, em situações de ação de massas de ar polar de grande intensidade, como a atual, as chances de nevar ou de haver chuva congelada aumentam.
Publicidade
LEIA MAIS: Municípios da região registram neve e chuva congelada nesta quarta-feira
This website uses cookies.