Categories: Regional

Videomonitoramento será ampliado para o interior de Santa Cruz

Pontos estratégicos dos maiores distritos do interior de Santa Cruz do Sul passarão a ser monitorados por câmeras de segurança. Em fase de licitação, um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, contempla as localidades de Monte Alverne e Rio Pardinho.

Um novo termo de referência elaborado pela área técnica da secretaria prevê a ampliação do sistema de câmeras de videomonitoramento. Além de contemplar pontos no perímetro urbano, como o presídio, novas paradas de ônibus, parques e praças, a novidade fica por conta da ampliação do sistema para os distritos de Monte Alverne e Rio Pardinho.

Os novos pontos estarão interligados ao Centro Integrado de Videomonitoramento, Comando e Controle, situado junto ao Comando Regional da Brigada Militar, onde trabalham em conjunto Guarda Municipal, Brigada Militar, Agentes de Trânsito e demais órgãos de segurança.

Publicidade

Conforme o secretário de Segurança, Henrique Hermany, o novo edital beneficiará pontos centrais das duas localidades, com grande movimentação de pessoas e fluxo de veículos. “Foram escolhidos locais estratégicos para ampliar a sensação de segurança dos moradores, visando que são rotas de ligação para outras localidades do interior e municípios vizinhos e que passarão a ter o olhar das principais forças de segurança 24 horas por dia e sete dias por semana”, destaca o secretário.

Para o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, o projeto vai otimizar um trabalho que já acontece. “Iremos pontencializar as ações já desenvolvidas pelas patrulhas comunitárias do interior nas duas localidades”, diz. O comandante ainda destaca que a iniciativa faz parte do primeiro módulo de expansão do videomonitoramento, onde futuramente outras localidades poderão ser beneficiadas.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.