VÍDEO: vocabulário peculiar também faz parte da cultura gaúcha

A aproximação do dia 20 de setembro aflora em praticamente todos os gaúchos o orgulho desta terra, das coisas que são tradição. O pingo, o chimarrão, o vestido de prenda, as danças… não são poucos os aspectos que caracterizam o Rio Grande do Sul. Um dos mais marcantes – e que mais destaca o gaúcho entre os demais -, porém, é o linguajar. Pode-se dizer que expressões como barbaridade, tchê, tri já são famosas Brasil afora e quase exclusivas do povo do Sul. O sotaque também é distinto.

E para marcar esta semana farroupilha de um jeito um pouco diferente e descontraído, o Portal Gaz decidiu evidenciar um pouco desse vocabulário peculiar do gaúcho. Os jornalistas Heloisa Corrêa e João Cléber Caramez, com o auxílio da fotógrafa Rafaelly Machado, elaboraram um vídeo que mescla expressões do cotidiano com uma espécie de glossário gaudério, semelhante ao encontrado na coleção de livros infantis “Era uma vez no Reino Grande do Sul”, que está sendo comercializada junto às edições de fim de semana da Gazeta do Sul.

LEIA MAIS: Arte em desenho serve como janela para a cultura gaúcha

Publicidade

Confira o vídeo:

LEIA MAIS: Amanda Bartz, de 13 anos, é eleita 2ª Prenda Mirim do Estado

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.