“Polícia! Para e vem pra cá. Levanta a mão e encosta na parede.” Foi na esquina de uma “biqueira” do tráfico, no Bairro Lava Pés, em Encruzilhada do Sul, que o delegado João Vitor Herédia deu de cara com um jovem procurado pela Justiça. O criminoso não teve tempo nem de pensar em reagir. A voz de prisão, por volta de 12h30 da última terça-feira, 7, marcou o fim das buscas ao rapaz, que é acusado de estar envolvido em uma das mais sangrentas guerras entre facções registradas nos últimos anos no Estado.
Natural de Encruzilhada, o jovem de 20 anos teria sido cooptado por uma organização criminosa para atuar como matador em Rio Grande, onde a disputa por territórios na venda de entorpecentes vem crescendo e provocou uma verdadeira matança. Foram 51 homicídios somente neste primeiro semestre, no município do Sul do Estado.
LEIA MAIS: Polícia de Encruzilhada prende homem relacionado à guerra de facções em Rio Grande
Publicidade
O preso já tem passagens no crime como menor infrator. Ele foi indiciado pela Polícia Civil de Rio Grande por dois homicídios e porte ilegal de arma de fogo. O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Encruzilhada do Sul detalhou, nessa quarta-feira, 8, a operação realizada para prender o criminoso. “Além dele, mais alguns rapazes aqui do município foram recrutados pela facção para ir a Rio Grande nessa guerra. Vários acabaram caindo. Pelo menos três foram presos. Os colegas de Rio Grande nos contataram, relatando que haviam saído as ordens de prisão pelos homicídios relacionados a esse indivíduo, e havia grande possibilidade de ele ter voltado para Encruzilhada do Sul”, relatou o delegado João Vitor.
A ação de terça-feira foi desencadeada com apoio operacional da Brigada Militar. Por volta de meio-dia, os policiais foram até a casa da mãe do alvo, no Bairro Rondinha, mas ele não estava. “Ela [a mãe] ficou bastante nervosa, porque sabia no que o filho estava envolvido. Obtivemos informações de que ele pudesse estar em um conhecido ponto de tráfico da cidade. E deu certo. Chegamos nesse beco e dei de cara com ele.”
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil e BM prendem autor de homicídio que vitimou adolescente em Encruzilhada do Sul
Publicidade
Adolescente santa-cruzense foi apreendido
Na cama da residência, os policiais encontraram porções de maconha, balança de precisão, facas e outros apetrechos usados para fracionamento dos entorpecentes. Além dos crimes em Rio Grande, o rapaz de 20 anos irá responder também por tráfico de drogas e associação para o tráfico, em virtude do material localizado na boca de fumo. “Além de prender esse foragido e estourar o ponto de tráfico, conseguimos apreender um menor de 16 anos envolvido com o comércio de entorpecentes”, complementou o responsável pela DP de Encruzilhada do Sul.
O adolescente é natural de Santa Cruz do Sul e possui ao menos dois antecedentes por tráfico de drogas. É suspeito também de envolvimento em outros crimes graves na região do Vale do Rio Pardo. “Foi uma ação bem importante que conseguimos realizar, graças ao trabalho qualificado de todos os policiais”, finalizou João Vitor.
LEIA TAMBÉM: Casal é preso após assaltar pedestres
Publicidade
Após registro na delegacia, o adolescente foi entregue ao Ministério Público. Já o jovem de 20 anos foi conduzido até o Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul. Por ser membro de uma facção criminosa, ele deve ser transferido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul ou para a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos. Os nomes deles não foram revelados pelas autoridades policiais.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade