Um dos pontos altos da programação da Oktoberfest, todos os anos, é o desfile temático. Neste domingo, 8, aconteceu a primeira parada desta edição da Festa da Alegria, com expectativa superada. A apresentação começou pouco depois das 10h30 na Marechal Floriano. A largada foi na esquina com a Rua Ramiro Barcelos e a dispersão aconteceu no Parque da Oktoberfest.
A comissão organizadora estimava que 5,5 mil figurantes participariam. Os participantes estavam divididos em 49 alas, começando pelas recepcionistas e terminando com o Didinho. Foram também nove carros alegóricos, cada um representando um verbo (veja abaixo). Os próximos desfiles acontecem nos dias 15 e 22.
» Clique aqui e participe de um grupo exclusivo sobre a Oktoberfest 🇩🇪
O que cada carro representou
- Habitar (Família Fritz) – Traz aspectos relacionados à arquitetura germânica, dando a ideia de lembrança das origens dos imigrantes na colonização de Santa Cruz do Sul.
- Cultivar (Carro das soberanas) – Apresenta o trio de representantes da 38a Oktoberfest trazendo a mensagem da beleza das flores e o cultivar dos jardins das moradas dos imigrantes.
- Dançar – Evidencia os festejos musicais e a dança originária da Europa e trazida pelos imigrantes da região Sul do Brasil.
- Conviver – Valoriza as crenças e credos dos diversos povos colonizados pela igualdade divina.
- Crer – A alegoria apresenta elementos relacionados à fé, geradora de forças aos imigrantes, reúne todas as crenças em fé.
- Prosperar – Tem como destaque o plantio nas terras férteis da colonização. Fonte de sobrevivência, traz o desenvolvimento da agricultura gerando renda para as famílias.
- Saborear – Mostra o protagonismo da cuca, sempre presente nos momentos de confraternização.
- Progredir – Ressalta os principais pontos que marcam a visita dos turistas na cidade, numa viagem no trem do turismo.
- Degustar (Carro do chopp Bierwagen – “O futuro”) – Para animar o público no ritmo das bandas, o Bierwagen é uma das atrações mais esperadas do desfile.
Publicidade