A última escola que a Rádio Gazeta acompanhou os preparativos vai apresentar a diversidade cultural do Brasil, que será representada no desfile da Escola Unidos de Santa Cruz neste sábado. Sob o tema Brasil de Norte a Sul: Lendas, Crenças e Tradições, a agremiação buscará destacar a resiliência e criatividade do povo brasileiro e compartilhar essa essência com o público.
O tema foi cedido pelo carnavalesco Sérgio Ávila e adaptado pela comissão de Carnaval da escola. “Destaque-se que, este ano, a Unidos de Santa Cruz não contará com um carnavalesco oficial e será representada pela força e união da comissão de Carnaval e da nossa comunidade, que assumirá coletivamente a execução do projeto”, explicou a presidente da Unidos, Fernanda Santos.
O samba-enredo foi composto por Dodô Ananias e tem como intérprete Henrique Santos. A escola contará com cerca de 200 componentes e um carro alegórico criado pelo carnavalesco Sérgio Ávila, que fechará o desfile.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Desfile das escolas de samba vai alterar o trânsito no Centro de Santa Cruz; veja o que muda
Com ensaios semanais e produção de fantasias, além das ocupações profissionais, os componentes tiveram dias intensos na reta final pré-desfile. “Estamos na contagem regressiva. Os preparativos foram acelerados”, disse Fernanda. Segundo ela, os últimos dias foram dedicados aos ajustes das fantasias e entre os participantes. “Nossa rotina foi intensa, pois a maioria dos integrantes da escola trabalha, e conciliar os horários exigiu dedicação extra”, salientou.
Segundo a presidente, um dos desafios foi a falta de uma sede ou barracão próprio para realização dos ensaios e confecção das fantasias. “Para superar esse obstáculo, a organização das alas ficou dividida entre os membros da comissão de Carnaval. Mesmo assim, seguimos firmes e comprometidos para entregar um desfile inesquecível.” Os ensaios da escola ocorreram semanalmente às sextas-feiras no Parque da Oktoberfest, em frente ao Pavilhão 2.
Publicidade
Samba-Enredo
Brasil de Norte a Sul: Lendas, Crenças e Tradições
Meu coração vai disparar
São lendas, crenças e tradições
Brasil de Norte a Sul
Um sonho a nos guiar
Num carnaval de emoções
Sou Caprichoso, sou Garantido
E orgulhoso da minha origem
Cultura do índio, a voz da mata
É pura magia, a história que marca
Nessa viagem, coragem não vai nos faltar
Ê boiadeiro, boiadeiro ê
O Pantanal é nossa diversidade
Uma herança que não podemos esquecer
Preservar é sobreviver
Publicidade
Nordeste do Senhor do Bonfim
Dos bonecos de Olinda e do frevo a ferver
Sudeste, ao som do tamborim
Dos malandros e da festa que faz o chão tremer
Meu Sul, lugar abençoado pelo amor
Orgulho do folclore brasileiro
Do Negrinho do Pastoreio
Sepé Tiaraju, guerreiro com a marca Guarani
Que lembra que a glória é de quem luta
E a nossa força está por aqui
Unidos eu sou, não vou desistir
Pra sempre hei de honrar tua bandeira
Na cadência do morro, meu povo chegou
Pra levantar… poeira
Publicidade