A temporada de festas de São João já começou. E no Brasil, que é riquíssimo em culturas e tradições, as Festas Juninas são parte importante disso, aparecendo entre as principais festas populares do país, tanto pela alegria e músicas típicas quanto, também, pelas comidinhas.
Amendoim torrado, pinhão, cachorro-quente, churrasquinho, pé de moleque, canjica, maçã do amor e pipoca são algumas das iguarias típicas dessa festa. Por isso, a chef Cátia Leal, do curso de Gastronomia da Escola Senac Santa Cruz do Sul, trouxe para o Portal Gaz uma receita especial de pipoca, que vai ser o maior sucesso na sua festa.
LEIA MAIS: GAZtronomia: delícias tipicamente juninas
Publicidade
Coloque em uma pipoqueira os milhos de pipoca em fogo alto e espere eles esquentarem enquanto mexe. Em seguida adicione o óleo e misture até que esquente, depois o açúcar e misture até que fique homogêneo. Na sequência, adicione a água e a essência de baunilha. Mexa sempre até que estoure todas as pipocas.
Desligue o fogo e despeje as pipocas em uma assadeira grande. Jogue duas ou três pitadas de sal sobre elas e leve ao forno, preaquecido, em fogo baixo (em torno de 180 graus) por cerca de 5 a 10 minutos (vai depender do forno). Retire do forno e separe as pipocas dos milhos que não estouraram. Depois desse processo de separação, elas estão prontas para serem servidas ou receberem o chocolate.
LEIA TAMBÉM: Clima de festa junina ganha espaço no comércio de Santa Cruz
Publicidade
Separe a pipoca já caramelizada em uma tigela grande e reserve. Derreta 1 quilo de chocolate fracionado (pode ser meio amargo, ao leite ou branco) no micro-ondas (de 30 em 30 segundos na potência 80, mexendo a cada pausa para que não queime) ou em banho-maria. Jogue o chocolate derretido sobre as pipocas e envolva-as bem, até que estejam todas bem “melecadas”. Polvilhe com 600 gramas de leite em pó mexendo até que as pipocas fiquem separadas e sequinhas.
Nas pipocas já caramelizadas faça o mesmo processo de envolvê-las no chocolate derretido. Depois disso, jogue sobre elas 500 gramas de rolhas de paçoca peneiradas e misturadas com 100 gramas de leite em pó. Mexa bem até que as pipocas fiquem todas separadas e sequinhas.
LEIA TAMBÉM: Consumidor vai gastar mais com produtos da festa junina; veja preços
Publicidade
Guarde em potes ou sacos bem lacrados para que se conservem por mais tempo. Por conta do chocolate, a validade pode ser de dois a cinco dias.
Não resta dúvida: pipoca é irresistível! É a companhia ideal para a hora do filme, seja em casa ou no cinema. Vai bem como lanche e, melhor ainda, com o chimarrão. Doce ou salgada, agrada tanto a adultos quanto crianças. Mas foi-se o tempo que em as pipocas eram preparadas apenas com sal, açúcar ou melado. As variações de sabores que existem hoje transformaram seu status.
LEIA TAMBÉM: Conheça cinco simpatias típicas dos santos de junho
Publicidade
E nós tivemos o prazer de provar as pipocas doces preparadas pela chef Cátia. Elas ficaram deliciosas, crocantes e com a doçura na medida certa. Em cada mordida deu para sentir muito bem a qualidade dos ingredientes e o cuidado no preparo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.