Categories: Esportes

VÍDEO: Tricolores recebem o multicampeão Dinho em Santa Cruz

Os torcedores do Grêmio que foram até o Parque da Gruta no último domingo, 27, tiveram uma oportunidade rara de conhecer um dos grandes nomes da história de seu clube. Campeão da Libertadores, da Recopa Sul-Americana, do Brasileirão, bicampeão da Copa do Brasil e bicampeão Gaúcho com o manto Tricolor, Edi Wilson José dos Santos, mais conhecido como Dinho, sempre foi conhecido por ser um marcador de muito vigor e qualidade no meio de campo, e fez parte de uma geração de muito sucesso no Grêmio.

O ex-jogador esteve em Santa Cruz do Sul em uma parceria do Restaurante Gruta dos Índios com o produtor musical e músico da banda Maria do Relento, Kako Kanídia. O evento “Encontro com os Campeões” já havia ocorrido na semana anterior, com o ex-jogador do Internacional, Pablo Guiñazú.

Apelidado de “Cangaçeiro”, pela sua característica de marcação forte, Dinho recebeu os fãs no Restaurante Gruta dos Índios (Foto: Guilherme Athayde)


Com um extenso currículo no futebol, Dinho também fez sucesso fora do Grêmio. Natural de Neópolis, no Sergipe, começou a carreira em 1985, no Confiança-SE, passando por Sport-PE, La Coruña-ESP, São Paulo, Santos, América-MH e Novo Hamburgo, onde encerrou a carreira em 2002. Dinho também teve experiência como treinador, comandando a Luverdense-MG, entre os anos de 2005 e 2006. Fora do Grêmio, seus títulos de maior destaque são os bicampeonatos da Libertadores e do Mundial em 1992 e 1993. No Sport, foi campeão Brasileiro da Série A em 1987 e da Série B em 1990.

Publicidade

Com uma carreira recheada de sucessos, Dinho comemora o carinho que recebe da torcida, mesmo depois de mais de duas décadas sem entrar em campo pelo Tricolor Gaúcho.

“Parece que eu não parei de jogar ainda. Graças a Deus, o carinho continua do mesmo jeito, ou até maior, porque as vezes eu vou em lugares que as pessoas nunca acham que eu vou estar lá. Faço muito para esse carinho permanecer, respeitando o torcedor e passando pra eles o que eles viam de mim dentro do campo. Sou a mesma pessoa de 25 anos atrás”.

Dinho bateu fotos, deu autógrafos, e conversou com torcedores sobre sua trajetória no Grêmio. Após deixar os gramados, o ex-atleta entrou na política e elegeu-se vereador suplente no município de Porto Alegre em 2012, com mais de seis mil votos. Atualmente ele reside em Atlântida, no litoral gaúcho, e mantém a amizade com o grupo multicampeão da década de 90.

Publicidade

“Temos um grupo de Whatsapp do pessoal de 95. Não sou muito de estar falando, mas tem uma galera que posta bastante. Não vou muito ao estádio como eu queria, porque moro longe, mais quando tem alguma decisão ou clássicos, mas não vou com muita frequência.

Amigo de Roger Machado, Dinho torce pelo ex-companheiro de time

O atual treinador do Grêmio, Roger Machado, foi contamporâneo de Dinho no Grêmio que foi campeão da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil entre 1995 e 1997. O ex-volante falou sobre o início de trabalho do treinador, e diz torcer muito pelo sucesso do amigo.

Publicidade

“O Grêmio, com a chegada do Roger, deu uma melhorada. Acho que o Grêmio tem tudo para conseguir esse título do Gauchão. O Roger está iniciando um trabalho bom pra caramba, estou torcendo muito pra ele conseguir fazer um trabalho bom, e quem sabe no Campeonato Brasileiro, fazer o Grêmio voltar pra Série A, que é de onde não deveria ter saído”. (Veja abaixo a entrevista em vídeo)

Campanha de paz no futebol

Organizador do evento, o produtor musical Kako Kanídia destacou que os eventos que trouxeram Dinho e Guiñazú à Santa Cruz do Sul tem também a intenção de incentivar a paz nos estádios. Durante o encontro, foram sorteados brindes, e entre eles, uma camiseta com a inscrição “Eu jogo na paz” e com as cores azul e vermelho, simbolizando a integração entre as duas maiores paixões futebolísticas dos gaúchos.

Publicidade

“Esta campanha nós criamos depois do evento da pedrada no ônibus do Grêmio no Gre-Nal. Pois torcer é paixão, é amor à camisa, e não pode ser mais do que isso”, finalizou o responsável pela parte de eventos da empresa KTO, que patrocinou o encontro.

Brindes como camisetas da campanha “Eu jogo na paz” foram sorteados entre os torcedores presentes

VÍDEO: Dinho fala sobre o Encontro dos Campeões

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Leia mais: FOTOS: Galo comemora 109 anos e lança novos uniformes
Mais notícias de esportes

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.